fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

Cuidados com a impermeabilização de reservatórios e caixas d’água: o que você precisa saber na hora de higienizar?

Reservatórios e caixas d’água devem atender aos requisitos de qualidade relacionados aos aspectos estruturais e de funcionalidade. Dentre esses requisitos, a estrutura deve permanecer livre de quaisquer danos que possam comprometer seu funcionamento e garantir a qualidade da água ali armazenada. 

Um problema muito recorrente em reservatórios é a formação de rachaduras na impermeabilização. Pensando nisso, no artigo dessa semana vamos falar: 

Quais problemas que as rachaduras na impermeabilização de caixas d’água e reservatórios podem ocasionar na qualidade da água? 

Quando um reservatório apresenta lascas, rachaduras ou orifícios nas paredes e impermeabilização, além de poder gerar possíveis problemas de infiltração, contribui para a formação de novos pontos para a proliferação de bactérias e desenvolvimento de biofilmes. Por serem locais de difícil acesso aos biocidas, podem se tornar um ponto de contaminação contínuo prejudicando a qualidade da água de consumo. 

Que fatores podem ajudar a ocasionar rachaduras em reservatórios? 

 Imagem de um reservatório demonstrando avaria causada pelo hidrojateamento de alta pressão inadequado.

De maneira geral, as caixas d’água e reservatórios podem durar por bastante tempo. Em muitos casos, causas naturais e até mesmo erros durante a operação de higienização resultam em danos. Vamos falar de alguns fatores que podem colaborar com a deterioração da impermeabilização e das paredes dos reservatórios:  

  • Hidrojateamento em alta pressão: a higienização do reservatório realizada por hidrojateamento em alta pressão de maneira inadequada pode causar danos aos reservatórios e caixas d’água na forma de lascas, rachaduras ou orifícios nas paredes e impermeabilização;
  • Deterioração natural: mesmo que reservatórios de água durem por bastante tempo, é comum se deteriorar com o tempo, resultando na aparição de rachaduras e ferrugem. Se isso for detectado no início, pode ser facilmente reparado; 
  • Problemas na boia: A boia ajuda a controlar o fluxo de água em tanques. Se houver uma com defeito, isso fará o reservatório transbordar, podendo prejudicar a sua infraestrutura. Inspecione suas boias regularmente para evitar que isso aconteça.

O que você precisa saber na hora de contratar uma empresa de limpeza de caixas d’água e higienização de reservatórios?

Cuidados com a impermeabilização de reservatórios e caixas d'água: o que você precisa saber na hora de higienizar?
  • Questione se a empresa contratada utiliza tecnologias que removam os Biofilmes. Para isso, pergunte se o método aplicado retira as incrustações inorgânicas metálicas e a matriz polimérica extracelular do biofilme ou apenas utiliza o cloro como agente sanitizante no processo;
  • Opte por empresas que realizam a limpeza de  caixas d’água e higienização de reservatórios utilizando nebulizadores de baixa pressão
  • Verifique se a empresa fornece além do certificados de execução, laudos estruturais com fotos antes e depois do reservatório. Desse modo, você vai se manter atualizado semestralmente de como está a infraestrutura do local e se planejar para efetuar possíveis manutenções.  

Por que optar por empresas que realizam a limpeza de  caixas d’água e higienização de reservatórios utilizando nebulizadores de baixa pressão?

Os nebulizadores vão aplicar uniformemente o biocida nas superfícies em baixa pressão, garantindo a integridade do reservatório. Além disso, se utilizadas varas telescópicas que podem alcançar até 9 metros, o processo vai dispensar a montagem de andaimes no interior dos reservatórios aumentando a velocidade da execução.

A MICROAMBIENTAL POSSUI TECNOLOGIA EXCLUSIVA PARA REMOÇÃO DE BIOFILMES.

O serviço de limpeza de reservatórios e caixa d’água da Microambiental é reconhecidamente eficaz, pois utiliza produto e método exclusivos que removem com facilidade as incrustações inorgânicas metálicas e a matriz polimérica extracelular do biofilme. Esse procedimento dispensa o uso do hidrojateamento de alta pressão, esfregões, escovas e buchas, o que torna a operação mais rápida e garante a integridade do revestimento interno do reservatório.





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco