fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

Qual é a importância do Certificado de Execução e do Relatório de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios?

A Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios são essenciais para proteger a qualidade da água armazenada. Para que a operação ocorra de maneira eficaz, precisa-se entender que além de utilizar produtos químicos adequados, com profissionais qualificados, também é essencial que a empresa forneça o Certificado de Execução e Relatório da limpeza com informações detalhadas que agreguem informação para o cliente. 

No artigo desta semana, vamos falar sobre:

  • a importância do Certificado de Execução e do Relatório após a Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios; 
  • quais informações devem constar nos documentos e; 
  • quem pode emitir o Certificado de Execução. 

Certificado de Execução e elatório de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios por quê exigir?

O Certificado de Execução e o Relatório pós Limpeza vão atestar que a Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios foi realizada seguindo parâmetros legais e garantido o consumo de água saudável e sem quaisquer riscos. 

Outro fator importante é que os Relatórios pós Limpeza com fotos de cada reservatório antes e depois dos serviços ajudam as empresas a se manterem atualizadas, semestralmente, das condições da infraestrutura dos reservatórios (impermeabilização, estrutura, escada interna, tampa..)  e se planejar para possíveis manutenções.  

Além disso, tanto o Relatório quanto o Certificado são documentos importantes para os processos de auditoria, pois comprovam que a Limpeza de Caixas D’água foi realizada na periodicidade recomendada e dentro dos requisitos exigidos por lei.  

O que deve conter no Certificado de Execução e no Relatório de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios?

A Microambiental fornece um relatório de Limpeza de Caixas d’água completo apresentando os itens abaixo:  

  • A relação de reservatórios higienizados;
  • Descritivo do processo de limpeza e o produto saneante utilizado;
  • Data de execução do serviço e a sua validade; 
  • Fotos de antes e depois;
  • Resumo detalhado das condições dos reservatórios permitindo que o responsável realize medidas de manutenção assim que necessário.

Já o Certificado de Limpeza de Caixa d’água deve apresentar: 

  • A relação de reservatórios higienizados e;
  • Data de execução do serviço e a sua validade. 

Vale ressaltar que é muito importante verificar se a solução saneante aplicada no processo de  higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água apresenta registro na ANVISA para uso como Desinfetante de Água para Consumo Humano. 

Quem pode emitir Certificado de Limpeza de caixa d’água?

empresas especializadas na limpeza da caixa d’água, devidamente autorizadas a efetuar o serviço, podem emitir este certificado que comprova a realização do trabalho. Essa obrigatoriedade é exigida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para muitas atividades tais como Serviços de Saúde, Serviços de Alimentação, Farmácias, entre outros.

A MICROAMBIENTAL POSSUI TECNOLOGIA EXCLUSIVA PARA REMOÇÃO DE BIOFILMES.

Além de contar com uma equipe treinada e certificada para operações de risco, o serviço de limpeza de reservatórios e limpeza de caixa d’água da Microambiental é reconhecidamente eficaz, pois utiliza produto e método exclusivos que removem com facilidade as incrustações inorgânicas metálicas e a matriz polimérica extracelular do biofilme. Esse procedimento dispensa o uso do hidrojateamento de alta pressão, esfregões, escovas e buchas, o que torna a operação mais rápida e garante a integridade do revestimento interno do reservatório.





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco