fbpx
Trabalhe Conosco

Análise de Água Potável

A água fornecida pelas concessionárias percorre um longo caminho até as casas, condomínios, empresas e hospitais onde será consumida e, por isso, está sujeita a alterações nos padrões de potabilidade.

A Microambiental realiza análises de água potável que validam e controlam a qualidade de água nesses estabelecimentos.

Escopo Analítico da Análise de Água Potável

  • Descrição: A água potável é a água destinada ao consumo humano e para higiene pessoal, preparo de alimentos, bebedouros, purificadores, entre outros.
  • Legislação/Referência: Portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021.
  • Parâmetros analisados por amostra: Coliformes totais, Escherichia coli, Cor Aparente, Turbidez, pH e Cloro Livre.
  • Pontos de amostragem: cavalete e pontos de consumo, tais como  reservatórios, torneiras, chuveiros, bebedouros entre outros.

Legislações relevantes que exigem o monitoramento da água potável  em hospitais, empresas alimentícias e empresas farmacêuticas:

RDC Nº 63 de 25/11/2011 (ANVISA):

Dispõe sobre os requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de saúde. Segundo o Art. 39 o serviço de saúde deve garantir a qualidade da água necessária ao funcionamento de suas unidades.

RDC Nº 216 de 15/09/2004 (ANVISA):

Dispõe sobre regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. Descreve que os estabelecimentos comerciais de alimentos e serviços de alimentação devem dispor de manual de Boas Práticas e de POP, que descrevam as práticas desenvolvidas no processo. Os documentos devem estar organizados, aprovados, datados e assinados pelo responsável, e acessíveis aos funcionários e à autoridade sanitária. Um dos POPs exigidos é o de controle da potabilidade da água.

RDC Nº 11 de 13/03/2014:

Dispõe sobre os padrões de qualidade de água para hemodiálise. Descreve que a qualidade da água potável deve ser monitorada e registrada diariamente pelo técnico responsável, em amostras coletadas na entrada do reservatório de água potável e na entrada do subsistema de tratamento de água para hemodiálise.

NR 24 de 06/07/1978:

Esta norma reguladora estabelece as condições mínimas de higiene e de conforto nos locais de trabalho. A norma estabelece que deve ser realizada periodicamente análise de potabilidade da água dos reservatórios para verificar sua qualidade, em conformidade com a legislação.

MAIS NOTÍCIAS
Precisa de ajuda? Converse Conosco