fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

O que você precisa saber antes de solicitar um serviço de limpeza de caixas d’água?

A Higienização de Reservatórios e Limpeza de Caixas d’Água são essenciais para proteger a qualidade da água armazenada. Para que a operação de Higienização de Reservatórios e Limpeza de Caixas d’Água ocorra de maneira eficaz, precisa-se escolher uma empresa que utiliza produtos químicos adequados, profissionais qualificados com treinamento de NR33 e NR35 entre outros requisitos. 

No artigo desta semana, vamos falar sobre:

  • alguns requisitos, treinamentos e certificações importantes verificar antes de contratar um serviço de Higienização de Reservatórios e Limpeza de Caixas d’Água e;
  • quais medidas devem ser tomadas antes da execução da operação de higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água. 

Requisitos importantes na hora de escolher  uma empresa para realizar a higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água:

Veja se a empresa fornece o Relatórios e Certificados após desinfecção:  

O relatório de limpeza de caixa d’água deve apresentar a relação de reservatórios higienizados, descrever o processo de limpeza utilizado e fornecer um resumo detalhado das condições dos reservatórios permitindo que o responsável realize medidas de manutenção assim que necessário.

 Imagem demonstrando relatórios e certificados que a Microambiental entrega aos clientes.

Além disso, tanto o relatório quanto o certificado são documentos importantes para os processos de auditoria, pois comprovam que a higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água foram realizados dentro da periodicidade e dentro dos requisitos exigidos por lei.  

Segurança no trabalho:  

A limpeza de caixa d’água é um serviço que ocorre em espaço confinado e em altura e, por isso, deve ser executado de modo seguro. Os colaboradores que executam o serviço precisam ser profissionais qualificados e ter treinamento para atividades de riscos específicos. 

 Técnico da Microambiental devidamente aparamentado entrando em um reservatório do tipo subterrâneo – espaço confinado.

Listamos abaixo treinamentos e documentos que você precisa verificar na hora de escolher a empresa que presta o serviço de higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água:  

  • Atestado de Saúde Ocupacional (ASO): garante que a saúde do operador está de acordo com os riscos a que ele estará exposto em sua atividade.
  • Treinamento de NR35: regulamenta trabalho em altura, aplicável acima de 2 metros. Empresas que apresentam essa certificação possuem medidas de proteção para o trabalho em altura, desde o planejamento, a organização,execução, equipamentos e EPIs garantindo a segurança e a saúde dos colaboradores.
  • Treinamento de NR33: regulamenta trabalho em espaço confinado, que representa qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, aplicável a grande parte de reservatórios de maior volume.

Cuidados com os Produtos Químicos: 

É muito importante verificar se a solução saneante aplicada nos serviços de higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água apresenta registro na ANVISA para uso como Desinfetante de Água para Consumo Humano. 

Também é interessante procurar por empresas que utilizam produtos químicos biodegradáveis. A maioria das empresas utiliza o cloro para realizar a limpeza de caixas d’água e a higienização de reservatórios. O grande problema é que o cloro em conjunto a presença de matéria orgânica pode gerar a formação de subprodutos nocivos à saúde e ao meio ambiente, tais como o Trihalometanos.

Quando utilizamos produtos químicos biodegradáveis não há formação de resíduos pós desinfecção, garantindo a saúde dos consumidores e evitando o descarte de produtos químicos no meio ambiente. Além disso, utiliza-se um pequeno volume de água para enxágue. 

Remoção de biofilmes: 

Os biofilmes são complexas comunidades microbianas de difícil detecção e remoção, pois apresentam resistência a tratamentos antimicrobianos e à maioria dos sanitizantes, como o cloro. Além disso, essa estrutura pode causar problemas sérios, incluindo o comprometimento dos padrões de potabilidade da água, contaminações esporádicas na água, biocorrosão de estruturas e entupimento de tubulações.

Por isso, é importante procurar empresas que utilizem produtos que combatam as incrustações inorgânicas metálicas, removendo assim a matriz polimérica extracelular (biofilme) de maneira eficaz e não utilizem apenas o cloro no processo. 

Quais medidas a serem tomadas antes da operação de higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água?

Agora que você já decidiu a empresa com as devidas certificações e com profissionais qualificados, programe a sua higienização com antecedência e certifique-se que: 

  • O reservatório ou caixa d’água esteja vazio, ou com o nível da água bem baixo.

Para evitar desperdício de água recomendamos que ocorra o consumo consciente da água para esvaziar o reservatório. Para isso, verifique as três últimas contas para ter uma média de consumo mês/dia. 

Desse modo, você terá a quantidade de água a ser consumida por dia. Sabendo a capacidade do reservatório, podemos estimar quantos dias a unidade pode ficar com o registro de entrada fechado. Esse método permite que ocorra o consumo consciente da água e quando a empresa responsável chegar para executar a limpeza, o reservatório estará vazio. 

  • Verifique se o acesso ao local do reservatório está liberado e que as condições da área estejam adequadas para atividade; 
  • Deixe alinhada a  liberação de entrada da equipe de higienização de reservatórios e verifique se está tudo em conformidadecom as normas internas da sua empresa (integração, documentação entre outros quesitos); 
  • Disponha de um responsável para acompanhar o trabalho da equipe de higienização de reservatórios para orientar sobre manobras e descarte de água. 

A MICROAMBIENTAL POSSUI TECNOLOGIA EXCLUSIVA PARA REMOÇÃO DE BIOFILMES.

Além de contar com uma equipe treinada e certificada para operações de risco, o serviço de limpeza de reservatórios e limpeza de caixa d’água da Microambiental é reconhecidamente eficaz, pois utiliza produto e método exclusivos que removem com facilidade as incrustações inorgânicas metálicas e a matriz polimérica extracelular do biofilme. Esse procedimento dispensa o uso do hidrojateamento de alta pressão, esfregões, escovas e buchas, o que torna a operação mais rápida e garante a integridade do revestimento interno do reservatório.





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco