fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

Quando é preciso antecipar a Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios?

Sabemos que realizar periodicamente a Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios é essencial para proteger a qualidade da água armazenada. 

Conforme o Art. 68 da Portaria Centro de Vigilância (CV) nº 5/2013, a higienização dos reservatórios deve ser executada conforme métodos recomendados por instituições qualificadas, e realizada a cada 6 meses.

Entretanto, na ocorrência de acidentes que possam contaminar a água a Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios deve ser antecipada.

No artigo desta semana, vamos falar sobre: 

  • Em quais situações devemos antecipar a Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios; 
  • Como manter a Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios regularizados e; 
  • Quais requisitos são importantes na hora de escolher  uma empresa de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios.

Em quais situações devemos antecipar a Limpeza de Caixas d’água e a Higienização de Reservatórios?

Mesmo que não completados seis meses da última limpeza e higienização, as caixas

d’água e reservatórios devem passar por estes processos na ocorrência das seguintes situações: 

Interrupções prolongadas no fornecimento de água:

Quando há desabastecimento ou fornecimento irregular de água, pode ocorrer a entrada de material particulado nas tubulações e ocorrer a sua deposição nas superfícies internas das caixas d’água e reservatórios. Caso não sejam removidos, esses particulados podem alterar a qualidade da água do reservatório e favorecer o desenvolvimento de microrganismos potencialmente patogênicos, e consequentemente, de biofilmes.

Ocorrência de contaminações no fornecimento de água: 

Quando observada a presença de corpos estranhos ou qualquer alteração no aspecto da água, por problemas de qualidade da água fornecida é recomendado que não tenha o consumo. A realização das Análises de Água Potável devem  preceder a Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios.

Desocupação de Estabelecimentos por longos períodos: 

A água parada por longos períodos tem uma rápida redução dos níveis ​​de cloro residual livre e o acúmulo de matéria orgânica nos fundos das caixas d’água e dos reservatórios favorecendo o desenvolvimento de biofilmes

A Limpeza de Caixas d’água e Higienização remove os resíduos , células de microrganismos de superfícies e a matéria orgânica que fica acumulada no período em que a água fica sem circulação.

Enchentes: 

Enchentes e outros eventos podem, no caso do abastecimento por fontes alternativas,

comprometer o manancial e trazer riscos à saúde dos consumidores. Nestes casos, a desinfecção do poço ou a opção por outras fontes deve preceder a limpeza da caixa d’água.

Queda de animais ou sujeiras:

Legenda: Reservatório antes da higienização, com bastante deposição e acúmulo de particulados no fundo.
Legenda: Mesmo reservatório higienizado com a tecnologia da Microambiental.

Quando o Reservatório ou Caixas d’água não é suficientemente vedado, materiais particulados, animais (ratos, baratas, pombos, entre outros) podem adentrar o reservatório. Nesses casos, as substâncias ou objetos devem ser de pronto removidos e, se possível, realizar uma nova higienização.

Como manter a Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios regularizada?  

Sabemos como pode ser complexo administrar a Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios semestral, ainda mais, quando a empresa tem várias unidades. Abaixo damos algumas dicas de como garantir que as higienizações sejam realizadas na periodicidade recomendada: 

Elabore uma relação de Caixas d’água e Reservatórios que precisam ser limpos e higienizados:

Tenha uma relação de todos os reservatórios que precisam ser higienizados. Além disso, nessa mesma relação, descreva as características dos reservatórios como, por exemplo, a capacidade (volume da água que cada um armazena), tipo de reservatório (subterrâneo, apoiado, superior, torre, intermediário, entre outros). 

Essas características são muito importantes na hora de solicitar o serviço de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios, pois definem a forma de execução dos procedimentos, por exemplo, a necessidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)  para trabalho em altura caso seja um reservatório tipo torre elevada.

Elabore um cronograma de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios: 

Na relação de Caixas d’água e Reservatórios deve-se considerar a necessidade de realização destes serviços a cada 6 meses.

Como o reservatório ou caixa d’água precisará estar vazio, ou com o nível da água bem baixo, o cronograma também deve considerar a programação de atividades das unidades, de modo que estas não sejam comprometidas por uma falta de água inesperada. 

Aqui na Microambiental temos uma equipe dedicada para o agendamento dos serviços e

apoio ao cliente, garantindo que os cronogramas sejam cumpridos.

Implementação de inspeções da Caixas d’água e Reservatórios:  

Se possível, realize inspeções periódicas para verificar as condições externas das Caixas d’água e dos reservatórios, como, por exemplo, se ele está devidamente fechado, se não há fissuras ou rachaduras. 

Quanto às condições internas, o relatório de limpeza de caixa d’água deve apresentar a relação de reservatórios higienizados, descrever o processo de limpeza utilizado e fornecer um resumo detalhado das condições dos reservatórios permitindo que o responsável realize medidas de manutenção assim que necessário.

Quais requisitos são importantes na hora de escolher  uma empresa de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios? 

Abaixo listamos algumas certificações importantes que a empresa deve apresentar para a operação de Higienização de Reservatórios e Limpeza de Caixas d’Água ocorra de maneira eficaz: 

Veja se a empresa fornece o Relatórios e Certificados após desinfecção:  

O relatório de limpeza de caixa d’água deve apresentar a relação de reservatórios higienizados, descrever o processo de limpeza utilizado e fornecer um resumo detalhado das condições dos reservatórios permitindo que o responsável realize medidas de manutenção assim que necessário.

Segurança no trabalho: 

Como a Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios é um serviço que ocorre em espaço confinado e em altura, os colaboradores que executam o serviço precisam ser profissionais qualificados e ter treinamento de NR33 e NR35.

Cuidados com os Produtos Químicos: 

É muito importante verificar se a solução saneante aplicada nos serviços de higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água apresenta registro na ANVISA para uso como Desinfetante de Água para Consumo Humano. 

Também é interessante procurar por empresas que utilizam produtos químicos biodegradáveis. A maioria das empresas utiliza o cloro para realizar a limpeza de caixas d’água e a higienização de reservatórios.

Remoção de Biofilmes: 

Os biofilmes são complexas comunidades microbianas de difícil detecção e remoção, pois apresentam resistência a tratamentos antimicrobianos e à maioria dos sanitizantes, como o cloro. Além disso, essa estrutura pode causar problemas sérios, incluindo o comprometimento dos padrões de potabilidade da água, contaminações esporádicas na água, biocorrosão de estruturas e entupimento de tubulações.

Por isso, é importante procurar empresas que utilizem produtos que combatam as incrustações inorgânicas metálicas, removendo assim a matriz polimérica extracelular (biofilme) de maneira eficaz e não utilizem apenas o cloro no processo.

A MICROAMBIENTAL POSSUI TECNOLOGIA EXCLUSIVA PARA REMOÇÃO DE BIOFILMES.

Além de contar com uma equipe treinada e certificada para operações de risco, o serviço de limpeza de reservatórios e limpeza de caixa d’água da Microambiental é reconhecidamente eficaz, pois utiliza produto e método exclusivos que removem com facilidade as incrustações inorgânicas metálicas e a matriz polimérica extracelular do biofilme. Esse procedimento dispensa o uso do hidrojateamento de alta pressão, esfregões, escovas e buchas, o que torna a operação mais rápida e garante a integridade do revestimento interno do reservatório.





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco