fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

Qual a importância de remover biofilmes no processo de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios?

Os biofilmes são complexas comunidades microbianas de difícil remoção e detecção que podem levar a problemas sérios e caros, incluindo a interferência em importantes processos industriais, tais como: queda de rendimento dos trocadores de calor,  entupimento de membranas  e  filtros, biocorrosão e entupimento de tubulações.

Quando falamos em controle de biofilmes, as Caixas d’água e Reservatórios merecem nossa atenção especial, isso porque, são caracterizados como ambientes úmidos, quentes, periodicamente estáticos, normalmente apresentam uma baixa concentração de biocida residual e grande área superficial que criam um ambiente adequado para o desenvolvimento de biofilmes. 

Uma das estratégias para controle de biofilmes é realizar regularmente a Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios. Entretanto, procedimentos de higienização incorretos não removem nem inativam os microrganismos aderidos. 

No artigo desta semana, vamos falar sobre:

  • porque o processo de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios é uma importante estratégia no controle de biofilmes; 
  • as consequências se os biofilmes não forem removidos no processo e; 
  • como saber se o método de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios remove os biofilmes. 

Porque o processo de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios é uma importante ferramenta no controle de biofilmes?

Segundo Flemming, Hans-Curt 2011, uma das estratégias mais eficazes de controle de desenvolvimento de biofilmes é a limpeza e sanitização das superfícies, inclusive, de Caixas d’água e Reservatórios. Isso se dá pelos seguintes motivos abaixo:

Remover particulados e incrustações nas superfícies internas dos reservatórios:

A relativa facilidade com que os biofilmes se desenvolvem deve-se à grande variedade das espécies de microrganismos que os compõem requererem quantidades mínimas de nutrientes para seu crescimento. Quanto maior for a quantidade de nutrientes disponíveis, maior será o crescimento microbiano.

Reservatório antes da higienização, com bastante deposição e acúmulo de particulados no fundo.
Reservatório antes da higienização, com bastante deposição e acúmulo de particulados no fundo.
Mesmo reservatório higienizado com a tecnologia da Microambiental.
Mesmo reservatório higienizado com a tecnologia da Microambiental.

A Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios semestral remove partículas inorgânicas e de outras sujidades nas superfícies internas dos reservatórios, que servem de nutrientes para o crescimento microbiano, desacelerando o processo de formação do Biofilme.

Remover o Biofilme: 

O processo de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios semestral, quando realizados com biocidas adequados, remove as incrustações inorgânicas metálicas e consequentemente a matriz polimérica extracelular (biofilme) de maneira eficaz.

Reservatório antes da higienização
Reservatório antes da higienização, com bastante deposição e acúmulo de particulados e incrustações nas paredes e, no fundo. Além disso, esse leve brilho na imagem demonstra a possível presença de biofilme no local.
reservatório higienizado com tecnologias a  solução desincrustante biocida da Microambiental que atua na desestabilização dos biofilmes e eliminação dos microrganismos
Mesmo reservatório higienizado com tecnologias a solução desincrustante biocida da Microambiental que atua na desestabilização dos biofilmes e eliminação dos microrganismos.

Vale ressaltar que apenas a presença de biocidas oxidantes, como o cloro, que utilizamos normalmente para eliminar bactéria de vida livre (planctônicas) não é o suficiente para o controle de Biofilmes no sistema de água. 

Isso se dá, pois o  biofilme impede uma efetiva penetração de biocidas oxidantes, protegendo os microrganismos ali albergados. Além disso, o cloro  pode inativar apenas parte dos microrganismos, quebrando moléculas recalcitrantes em fragmentos biodegradáveis, gerando mais nutrientes para os microrganismos presentes no sistema de água predial.

O que acontece se os biofilmes não forem removidos no processo de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios?

Depois que se fixam em uma superfície, não apenas continuam a crescer, mas também se dispersam no sistema de água em forma de agregados celulares. Após a sua dispersão, as bactérias podem colonizar novos ambientes, reiniciando a formação de novos biofilmes. 

A seguir estão alguns efeitos que os biofilmes podem causar nas instalações: 

  • Inconformidades esporádicas nas análises de água ou picos nas contagens de bactérias heterotróficas podem ser devido a biofilmes;
  • Consumir o cloro residual; 
  • Aparecimento de zonas de biocorrosão; 
  • Produzir metabolitos que geram odor e sabor; 
  • Diminuir a capacidade de transporte da água; 
  • Diminuição da eficiência do equipamento.

Como saber se o método de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios os Biofilmes?

Na hora de contratar uma empresa responsável para efetuar a limpeza de caixa d’água e higienização de reservatórios é muito importante se informar como funcionam os procedimentos de limpeza e desinfecção. 

A maioria das empresas utiliza o cloro como agente biocida no procedimento. De maneira geral, a solução de hipoclorito de sódio — que libera cloro residual livre quando em contato com a água de consumo — é muito eficiente na inativação de diversos microrganismos de vida livre, mas não aqueles albergados em biofilmes.

O biofilme impede uma efetiva penetração do biocida para eliminar microrganismos. Desse modo, biocidas como o cloro reagem inicialmente com os exopolissacarídeos e no final, pouca atividade do sanitizante resta para agir sobre os microrganismos no biofilme. Para eliminar os microrganismos albergados no biofilme precisaríamos utilizar concentrações muito elevadas de cloro que podem ocasionar cheiro e gosto desagradáveis na água, além de ser nocivo à saúde.

Por isso, é importante procurar empresas que utilizem biocidas que, além de menos agressivos à saúde, combatam as incrustações inorgânicas metálicas, removendo assim a matriz polimérica extracelular (biofilme) de maneira eficaz.

Apenas a Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios elimina os riscos de Biofilmes nos sistemas de água?

Não, para realizar o controle de  biofilmes nos sistemas de água prediais precisa-se de uma abordagem multidisciplinar. A abordagem mais eficaz para reduzir a formação de Biofilme é garantir que sua instalação tenha um Plano de Segurança da água sólido contendo as seguintes medidas de controle:

ciclo de tratamento de água para hospitais
 Conjunto de serviços prestados pela Microambiental que garantem o padrão de qualidade dos sistemas de água.

Filtração: O sistema de filtração diminui a quantidade de matéria orgânica que chega aos nossos reservatórios e caixas d’água, e assim ajuda a diminuir o desenvolvimento de bactérias de vida livre ali presentes, desacelerando o processo de formação do Biofilme.

Dosagem de Biocida (cloração): A concentração de solução biocida adequada nos sistemas de água ajuda a controlar a presença de bactérias de vida livre (planctônicas), diminuindo a velocidade do processo de formação do biofilme.

Análises de água: apesar das análises não averiguarem a presença do biofilme, se realizadas regularmente, contribuem para a identificação de focos de desenvolvimento de biofilmes e pontos de contaminação microbiológica. As análises de água são o ponto inicial para a tomada de ações corretivas.

A MICROAMBIENTAL POSSUI TECNOLOGIA EXCLUSIVA PARA REMOÇÃO DE BIOFILMES.

O serviço de limpeza de reservatórios e caixa d’água da Microambiental é reconhecidamente eficaz, pois utiliza produto e método exclusivos que removem com facilidade as incrustações inorgânicas metálicas e a matriz polimérica extracelular do biofilme. Esse procedimento dispensa o uso do hidrojateamento de alta pressão, esfregões, escovas e buchas, o que torna a operação mais rápida e garante a integridade do revestimento interno do reservatório.





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco