fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

Como funciona a identificação de sorotipos de Legionella?

A doença dos legionários é uma infecção sistêmica causada por bactérias gram-negativas pertencentes ao gênero Legionella. A manifestação clínica é a pneumonia. A Legionella pneumophila é a espécie responsável por causar cerca de 90% dos casos da doença e seu sorotipo 1 é a variante  mais prevalente. 

Como as bactérias do gênero Legionella  são relativamente inertes a muitos testes bioquímicos, a identificação definitiva é geralmente feita pelo teste de aglutinação para identificar os  sorotipos associados à doença dos legionários

No artigo desta semana, falaremos sobre:

  •  o que são os sorotipos de Legionella;
  •  qual a sua aplicação e;
  •  como funcionam os ensaios de sorotipagem. 

O que são os sorotipos de Legionella

Um sorotipo é uma variação dentro de uma espécie de bactéria sendo classificado com base em seus antígenos de superfície celular, permitindo uma classificação ao nível de subespécie. Atualmente, existem 50 espécies compreendendo 71 sorogrupos distintos no gênero Legionella.  A espécie L. pneumophila é dividida em 15 sorogrupos, entre os quais o sorotipo 1 é a variante causadora da doença mais prevalente. Em contraste, casos raros são causados ​​por outros sorogrupos.

Quais as aplicações da análise de sorotipagem de Legionella?

As bactérias do gênero Legionella são relativamente inertes em muitos meios de testes bioquímicos. Desse modo, após a identificação de colônias típicas de Legionella no teste em placa, normalmente realizamos o método de coloração gram (vai confirmar se a bactéria é gram negativa) e a sorotipagem para identificar em separado a Legionella pneumophila do sorogrupo 1, dos sorogrupos 2 a 14 e a detecção de 7 outras espécies de Legionella associadas a doenças humanas. Isto fornece um procedimento de rastreio simples e rápido para espécies e sorotipos de Legionella patogênicas em sistemas de água.

Como funcionam os ensaios de sorotipos de Legionella

A Microambiental realiza o teste de aglutinação em látex para a identificação dos sorotipos mais frequentes de Legionella a partir de placas de cultura provenientes de amostras de água. O  teste utiliza partículas de látex azul com anticorpos que se aglutinam na presença de antígenos da parede celular da Legionella formando concentrações visíveis. O teste  pode ser realizado pelo método direto e em tubo, ambos apresentam resultados confiáveis. 

Imagem de um cartão de reação  mostrando um resultado positivo no ensaio de aglutinação em látex.

Método direto de sorotipagem de Legionella

No método direto transferimos 1 gota de cada um dos látex reagentes para os 4 círculos do cartão de reação. Com auxílio de uma alça, replicamos uma colônia e misturamos  ao tampão de cada círculo.

Método em tubo de sorotipagem de Legionella

Utilizamos o método em tubo caso o isolado empregado possua consistência filamentosa ou mucóide. Desse modo replicamos as colônias confirmadas para Legionella em tubos contendo água estéril e agitamos. Após a agitação, adicionamos  uma gota da suspensão no cartão de reação, já preparado com o látex reagente, em  cada um dos 4 círculos, misturando-a aos látex reagentes.

Em ambos os testes o resultado é  positivo se ocorrer aglutinação das partículas de látex azul no período de 1 minuto, e não ocorrer aglutinação no círculo controle. As reações positivas indicam que foram detectados na amostra antígenos do sorogrupo de Legionella em questão. 

A MICROAMBIENTAL POSSUI SERVIÇOS DE ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS DE ÁGUA QUE ATENDEM SUAS NECESSIDADES

Para garantir a qualidade e a confiabilidade de seus laudos, a Microambiental investe em tecnologia e inovação tendo acreditação na NBR ISO/IEC 17025 e seguimos procedimentos de análise de acordo com o Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, publicado pelo AWWA. Além disso, nós proporcionamos soluções personalizadas e focadas nas necessidades de cada parceiro, assim disponibilizamos os resultados por relatórios com interpretações e medidas corretivas, considerando a legislação pertinente.





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco