fbpx
Imagem Destacada

Entenda a nova NBR 16824 para prevenção de Legionella em sistemas de água em edificações.

Recentemente uma importante norma foi publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a prevenção de legionelose associada aos sistemas prediais coletivos de água. Legionelose é o termo utilizado para indicar infecção devido a bactérias no gênero Legionella, das quais existem duas manifestações principais, que são a Doença dos Legionários e a febre do Pontiac. A Legionella pode colonizar nas redes prediais de água quente ou fria dos grandes edifícios, como em hotéis, escritórios, centros comerciais, shoppings, hospitais, entre outros.

Neste artigo, vamos falar o que a NBR 16824 – Legionella estabelece, sobre a Avaliação de Risco da Legionella, sobre o processo APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) e sobre e algumas medidas de controle como a análise de Legionella na água, a limpeza de caixas d’água e higienização de reservatórios  e sistemas de cloração que ajudam a  reduzir o risco de transmissão da doença.

O que a NBR 16824 – Legionella estabelece?

A norma, ABNT NBR 16824: Sistemas de distribuição de água em edificações – Prevenção de legionelose – Princípios gerais e orientações, fornece orientações para o gerenciamento de riscos e boas práticas para a prevenção da doença dos legionários associadas a sistemas de água prediais de edificações industriais, comerciais, de serviços, públicas e residenciais.

O processo utilizado para a Avaliação de Risco de Legionella é o APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). O ideal é que a análise seja realizada com periodicidade máxima de 2 anos. Para edificações com riscos identificados, recomenda-se que seja realizada pelo menos 1 vez ao ano. Caso as características da edificação forem alteradas durante esse período, deve-se realizar uma nova Avaliação de Risco de Legionella.

O que é a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC)? 

O sistema APPCC (do inglês HACCP, Hazard Analysis and Critical Control Points) tem por objetivo identificar, monitorar e controlar riscos dos sistemas de água prediais, que podem envolver contaminações de origem físico-químicas ou biológicas.  O levantamento dos pontos críticos na edificação deve ser realizado por pessoas ou entidades que conheçam o processo APPCC e que entendam os riscos envolvidos em um sistema de água predial.

Que elementos devem ser inclusos no plano APPCC segundo a NBR 16824 – Legionella?

A norma NBR 16824 – Legionella estabelece uma série de elementos que precisam constar no APPCC. Entre eles, no programa deve-se:

  • Listar as pessoas que irão compor a equipe responsável pelo APPCC;
  • Descrever o fluxograma do sistema de água e identificar suas partes;
  • Analisar os riscos;
  • Identificar os pontos críticos e estabelecer mecanismos de controle;
  • Estabelecer limites críticos (valores máximos e/ou mínimos de controle de qualidade da água);
  • Estabelecer planos de ações corretivas.

Quem pode fazer parte da equipe APPCC ? 

A equipe APPCC é a responsável pelo desenvolvimento, implementação e manutenção do plano de Avaliação de Risco de Legionella. A equipe deve incluir um profissional habilitado com conhecimento do processo APPCC e que conheça os riscos associados a Legionella, além de funcionários, fornecedores (que podem ser laboratórios de análise de água ou empresas de tratamento de água), consultores ou a combinação desses.

Quais medidas de controle devem ser aplicadas para limitar o crescimento e a propagação de Legionella

  • Dosagem de Biocida (cloração): fazer a manutenção da concentração de solução biocida adequada nos sistemas de água ajuda a diminuir a presença de Legionella de vida livre.
  • Limpeza de Caixas d’água e Reservatórios: Realizar a limpeza de caixa d’água e reservatórios com tecnologias que removam os biofilmes ajuda a remover as células bacterianas de Legionella ali albergadas.
  • Análises de água: A realização periódica de análises de água ajuda a verificar a presença das células bacterianas de Legionella de vida livre. Importante citar que o Plano de Amostragem (isto é, quais pontos monitorar e a sua frequência) será definido na Avaliação de Risco de Legionella.

Caracterização dos riscos a serem observados no APPCC:

O levantamento dos riscos da edificação deve considerar um ou mais fatores de risco relacionados à doença do legionários que possam estar presentes nos sistemas listados a seguir:

  • Sistema de água quente e fria ( potável ou não potável); 
  • Sistemas de água para irrigação; 
  • Sistemas de água para uso decorativo ( como fontes);
  • Sistema de água para uso em hospitais e outros serviços de saúde;
  • Sistema de água para recreação ( como piscinas, spas entre outros);
  • Sistema de água que tenham a concentração de cloro residual livre menor que 0,2ppm. 
  • Todos os sistemas de água que gerem a dispersão de água no ambiente em forma de aerosol (umidificadores, nebulizador, lava jato entre outros). 

Vale ressaltar que o levantamento de riscos deve considerar se o estabelecimento possui torres de resfriamento, independente do tamanho e frequência de utilização.

Reforçamos que cada edifício tem variações de estrutura, idade, localização, ocupantes e condições do seu entorno, portanto cada estabelecimento precisa de um programa APPCC personalizado.

Diante do cenário atual, nunca foi tão importante garantir altos padrões de higiene nos sistemas de água para impedir a propagação de agentes infecciosos oportunistas, como é o caso da Legionella.

SE VOCÊ AINDA TIVER DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO CONOSCO ATRAVÉS DO EMAIL MARKETING@MICROAMBIENTAL.COM.BR. NOSSOS ESPECIALISTAS TERÃO O PRAZER DE AJUDÁ-LOS.

A Microambiental, a partir de tecnologias inovadoras e de ponta, realiza a limpeza de caixas d’água e higienização de reservatórios de forma rápida e eficiente. Nossa tecnologia garante a retirada do biofilme e não compromete o revestimento do seu reservatório.

LINKS PARA OS ARTIGOS FONTE DESSE POST:





POSTS RELACIONADOS

Copyright 2016 Microambiental | Desenvolvido por Lamattina Marketing Digital

Precisa de ajuda?
Converse Conosco