Saiba a importância de contratar um laboratório certificado

Para confiar em qualquer tipo de serviço é necessário garantir que ele tenha algum certificado ou habilitação, que comprove que é feito com qualidade para o consumidor. No ramo de limpeza de caixas d’água e reservatórios e da análise de água não é diferente, além de ser imprescindível.

ANVISA – Regulamentação da Análise de Água

Hoje, quem regulariza o sistema de análise de água é a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).  Os laboratórios aprovados passam a fazer parte da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde, também conhecida como Reblas.

O serviço de análise de água é verificado do início ao fim para garantir um padrão de qualidade, já que, além de água de consumo, também analisam água para tratamento de hemodiálise. Este tipo de serviço só pode ser oferecido por laboratórios habilitados pela ANVISA.

O órgão estipula que os laboratórios habilitados devem realizar análises físico-químicas semestrais e análises bacteriológicas devem ocorrer mensalmente. Esta regularidade entre os testes asseguram a qualidade da água consumida, analisando detalhadamente fatores como: condutividade, pH, cloro residual, entre outros.

Realizar serviços com laboratórios habilitados pela ANVISA certificam o trabalho e os resultados obtidos nas análises. Unidades que não sejam reconhecidas pela Agência podem entregar resultados que não condizem com a realidade, o que pode prejudicar até mesmo a saúde dos consumidores.

Por isso, antes de contratar qualquer laboratório para realizar análises de água e de seus reservatórios, é indicada a verificação das certificações da instituição para evitar quaisquer transtornos que possam ocorrer em relação aos resultados dos testes realizados.

INMETRO – Calibração de Equipamentos para Limpeza de Caixas D’Água

certificação é feita através de diversas auditorias e em cada uma delas um setor é avaliado. A principal norma a ser seguida por laboratórios é a NBR ISO/IEC 17025, que assegura o padrão de qualidade internacional das análises. Esta é a norma recomendada para laboratórios de ensaios e calibração de equipamentos para higienização de caixas d’água no desenvolvimento do sistema de gestão da qualidade.

O INMETRO é o responsável pela aplicação desta norma em todos os laboratórios e, através de vistorias, determinar se a unidade está apta ou não a realizar calibrações e ensaios com precisão. Em cada visita feita, processos rígidos devem ser seguidos e caso haja divergências, o laboratório não será acreditado.

Infelizmente, a quantidade de laboratórios não acreditados pelo INMETRO ainda é grande. Isto ocorre devido aos altos custos de calibração de equipamentos para atender as normas, que até podem ultrapassar o valor de um material novo. Nesses casos, estes laboratórios procuram outros tipos de certificações para promover a confiança do cliente, mas seus resultados ainda podem ser contestados, pois a possibilidade de que o resultado das análises esteja errado é alta.

No caso de empresas de limpeza de caixas d’água, este tipo de certificação garante uma análise ainda mais completa em relação aos reservatórios. Isto evita a proliferação de qualquer contaminação que possa estar presente no local analisado. Com os aparelhos devidamente calibrados, o foco de qualquer problema é determinado e, assim, solucionado rapidamente.

Laboratórios certificados pelo INMETRO garantem, além de resultados mais precisos, o respeito a padrões ambientais e de segurança, e sua competência reconhecida.

A Microambiental é uma das empresas habilitadas pela ANVISA e acreditadas pelo INMETRO de acordo com a NBR ISSO/IEC 17025 e segue todos os padrões nos serviços de análise de água e higienização de reservatórios e caixa d’água prestados.

Copyright 2016 Microambiental | Desenvolvido por Lamattina Marketing Digital