fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

Tratamento da água quente com Hipoclorito de Cálcio e o controle de bactérias oportunistas

Sabemos que os produtos químicos à base de cloro são os biocidas mais utilizados ​​para o processo de desinfecção dos sistemas de água pela sua eficiência contra patógenos, pois persistem por um tempo após aplicação (teor residual) e têm uma toxicidade reduzida para os seres humanos.

Um dos problemas dos  produtos químicos à base de cloro é a sua estabilidade nos sistemas de água quente. Dentre os produtos utilizados, destaca-se o Hipoclorito de Cálcio pela sua estabilidade em sistemas de água quente, fria e eficiência no controle de microrganismos oportunistas. 

No artigo desta semana, vamos falar sobre:

  • o que é o Hipoclorito de Cálcio; 
  • a importância do Hipoclorito de Cálcio no controle de microrganismos oportunistas em sistemas de água quente e;
  • quais parâmetros observar no seu laudo de análises que indicam que você precisa trocar o biocida utilizado no sistema de recloração predial. 

O que é o Hipoclorito de Cálcio?

O Hipoclorito de Cálcio é um sólido granulado de coloração branca e possui um teor de cloro ativo de 65%, apresentando mais cloro disponível do que o Hipoclorito de Sódio.

O Hipoclorito de Cálcio é amplamente utilizado para a desinfecção de água potável por ser um forte agente desinfetante e sanitizante. Quando os adicionamos à água temos a formação do ácido hipocloroso (HOCl) que é o agente desinfetante.

Qual a importância do Hipoclorito de Cálcio no controle de bactérias oportunistas? 

Como o  Hipoclorito de Cálcio tem uma melhor estabilidade em água que o Hipoclorito de Sódio, principalmente em sistemas de água quente, ele garante que os pontos mais distantes da rede tenham uma perda menor dos teores de cloro residual livre, evitando o desenvolvimento microbiano nesses pontos. 

Na tabela abaixo temos uma avaliação de estabilidade do  Hipoclorito de Cálcio em comparação ao Hipoclorito de Sódio: 

Desinfecção da amostra comHipoclorito de Sódio (residual de cloro – mg L -1 Cl2)Hipoclorito de Cálcio (residual de cloro – mg L -1 Cl2) 
Imediato1,942,1
Após 1h1,311,32
Após 2h1,011,29
Após 3h0,891,13
Após 4h0,771
Após 5h0,660,87

Tabela adaptada segundo TROLLI, IDE NOBOYOSHI, PALHANO, MATTA, 2002.

Como podemos avaliar com os dados acima que após 5h de contato que o hipoclorito de sódio apresentou uma queda de 66% enquanto o hipoclorito de cálcio de 59%. 

Hipoclorito de Sódio ou Hipoclorito de Cálcio: qual é o mais adequado para o seu sistema de água?

O ideal é consultar um especialista para analisar se o biocida utilizado é o mais adequado para o sistema de água. Se precisar entre em contato com microambiental@microambiental.com.br e nossos analistas terão o prazer de ajudá-los. 

Uma forma de analisar se é preciso trocar o Hipoclorito de Sódio pelo Hipoclorito de Cálcio no sistema é avaliar se o teor de cloro livre está chegando nos pontos na maioria dos pontos mais críticos e de maior utilização.

Além disso, se o sistema de água fria apresenta presença de bactérias heterotróficas e o sistema de água quente apresentar presença de Legionella no laudo de análises é importante ponderar a troca do biocida utilizado. 

CONHEÇA OS NOSSOS SISTEMAS DE DOSAGEM AUTOMÁTICA DE CLORO: 

A Microambiental possui sistemas automatizados de dosagem de cloro que ajudam a evitar contaminações microbiológicas e evitam grandes oscilações nos residuais do biocida. Além disso, o sistema pode apresentar uma Interface Web para configuração de dispositivos e manutenção remota com alerta por e-mail.





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco