fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

Análise de água potável: o que você precisa saber antes de instalar seu sistema de osmose?

A purificação da água é um conjunto de processos com o objetivo de remover substâncias químicas indesejáveis, microrganismos e sólidos em suspensão até níveis preestabelecidos. 

A água purificada pode ser utilizada para aplicações médicas (hemodiálise e higiene de materiais médicos), farmacológicas (preparação de medicamentos não estéreis) e industriais. 

Diversos fatores podem afetar o desempenho do sistema de osmose reversa e, por sua vez, alterar a qualidade da Água Purificada, tais como a qualidade da água de alimentação.

No artigo desta semana, vamos falar sobre: 

  • o que acontece no processo de osmose reversa; 
  • quais fatores que podem afetar o desempenho de um sistema de osmose reversa e;
  • 5 informações sobre a água que você precisa saber antes de instalar seu sistema de osmose. 

O que acontece no processo de osmose?

A osmose é um processo natural, onde a água flui por uma membrana  semipermeável de uma solução com uma baixa concentração de sólidos para uma solução com uma alta concentração de sólidos dissolvidos. 

Já técnica de osmose reversa é feita pela aplicação de uma pressão externa para permitir a passagem da solução mais concentrada para a menos concentrada que é a direção inversa  da osmose natural. 

Na imagem abaixo temos uma imagem de um tanque após o processo de osmose.

Fonte: Adaptado de Kucera (2015).

A osmose reversa faz a remoção de substâncias como compostos orgânicos e inorgânicos, bactérias e pirogênios, com tamanho inferior a 0,001 μm. 

Na imagem abaixo temos a comparação do poro das membranas de osmose reversa com os principais contaminantes da água.

Quais fatores que podem afetar o desempenho de um sistema de osmose reversa?

Um ponto fundamental que pode afetar qualquer processo de purificação de água é a qualidade da água de alimentação do sistema. Normalmente utilizamos a  água potável como a matéria-prima para a água purificada, logo se a água não estiver nas especificações adequadas, o sistema de purificação pode não conseguir reter as impurezas resultando na deposição de matéria orgânica, incrustações nas membranas e facilitando o desenvolvimento de biofilmes no sistema.

5 informações sobre a água que você precisa saber antes de instalar seu sistema de osmose reversa:

  1. Qualidade da Água de Alimentação (Água Potável):

Realizar análises físico-químicas e microbiológicas da água de abastecimento da osmose reversa ajuda a  identificar potenciais incrustantes e contaminantes microbiológicos. Além disso, os dados das análises físico-químicas podem ser usados ​​pelos projetistas de equipamentos para determinar a matriz de membrana ótima que irá minimizar a tendência de formação de depósitos. 

  1. Especificação da Água Purificada:

Antes de implementar o sistema é importante considerar a finalidade da utilização da água e seu nível de pureza, para que não ocorram problemas e se possa cumprir a legislação/norma pertinente.  

  1. Implemente um sistema de Pré-tratamento antes da osmose reversa:

São filtros iniciais que vão realizar a desmineralização da água, reter agentes oxidantes, microorganismos e partículas maiores, como areia e sedimentos em suspensão na água de abastecimento. Os pré filtros são muito importantes, pois  evitam problemas de deposição e incrustação, que irão causar perda na eficiência do sistema de osmose reversa pelo entupimento de membranas.

  1. Realize o monitoramento da qualidade da Água Purificada: 

Realizar análises físico-químicas e microbiológicas da água purificada com frequência. O monitoramento da água purificada é essencial para garantir a eficiência das tecnologias de purificação, impedindo o uso de uma água em não conformidade.

  1. Programe a higienização do sistema: 

Realize periodicamente a higienização no sistema: o processo de higienização consiste na remoção de biofilmes nas membranas, resinas e nas paredes dos purificadores com agente sanitizante adequado. Além disso, é importante que a tecnologia utilizada no processo semestral de higienização dos reservatórios da água de alimentação também remova  os biofilmes.

A MICROAMBIENTAL POSSUI UM CONJUNTO DE SERVIÇOS PARA MONITORAR A QUALIDADE DA ÁGUA: 

A Microambiental é uma empresa com mais de 20 anos de experiência em controle microbiológico em água. Dispomos de soluções completas para monitorar a qualidade da água de produção e o desenvolvimento de biofilmes.  Além disso, contamos com uma equipe de atendimento técnico que presta assessoria aos clientes na resolução de não conformidades nas análises.





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco