fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

RDC 275/2002 da ANVISA e o controle da potabilidade da água, o que você precisa saber?

A RDC 275/2002 da ANVISA dispõe sobre o regulamento técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) e a lista de verificação das Boas Práticas de Fabricação em estabelecimentos produtores de alimentos. A potabilidade da água é um dos itens que deve constar na elaboração do Procedimento Operacional Padrão (POP).  

No artigo desta semana, vamos falar:

  •  o que a RDC 275/2002 da ANVISA estabelece;
  •  suas exigências sobre a qualidade da água e;
  •  os requisitos para a elaboração dos Procedimento Operacionais Padrão para água potável.  

O que a RDC 275/2002 da ANVISA estabelece? 

Estabelece os Procedimentos Operacionais Padronizados visando a garantia das condições higiênico-sanitárias necessárias ao processamento/industrialização de alimentos, complementando as Boas Práticas de Fabricação. 

A RDC 275/2002 aplica-se aos estabelecimentos processadores/industrializadores de alimentos nos quais sejam realizadas algumas das seguintes atividades: produção/industrialização, fracionamento, armazenamento e transporte de alimentos industrializados.

Quais são os requisitos para a elaboração dos procedimentos operacionais padronizados para água potável?  

As medidas recomendadas pela  RDC 275/2002 para o  controle da qualidade da água potável são as Análises de Água Potável e a Higienização de Reservatórios e Limpeza de Caixas d’Água. 

Abaixo listamos os requisitos importantes que devem constar no Procedimento Operacional Padrão das análises de água e Higienização de Reservatórios e Limpeza de Caixas d’Água

Análise de Água Potável: 

  • Os Procedimentos Operacionais Padronizados devem abordar as etapas em que água é crítica para o processo produtivo; 
  • especificar os locais de coleta das amostras; 
  • a frequência que as análises de água potável são realizadas; 
  • as determinações analíticas, 
  • a metodologia aplicada e  o laboratório responsável por realizar as análises de água potável; 

A Microambiental recomenda a realização de um cronograma com análises com frequência no mínimo semestral contemplando pontos críticos de consumo, isto é, que, pela falta de higiene, possam comprometer a qualidade da água.  Vale ressaltar que para cumprir as boas práticas na fabricação de alimentos a qualidade da água utilizada no processo de fabricação precisa seguir os parâmetros estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888.

Higienização de Reservatórios e Limpeza de Caixas d’Água: 

  • A higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água deve ser realizada na frequência apropriada. Vale ressaltar que o recomendado é que a higienização do reservatório deve ser executada por instituições qualificadas, e realizada a cada 6 meses, ou na ocorrência de acidentes que possam contaminar a água, tais como queda de animais, sujeira, enchentes, entre outros; 
  • o estabelecimento deve apresentar o certificado de execução da Higienização de Reservatórios e Limpeza de Caixas d’Água; 

Um problema muito frequente em sistemas de água da indústria alimentícia é a presença de biofilmes que podem levar a problemas sérios e caros, incluindo deterioração dos alimentos produzidos, comprometer os padrões de potabilidade da água, causar problemas de eficiência de produção, biocorrosão e entupimento de tubulações.

Por isso, nós recomendamos que na contratação de um serviço de higienização de reservatórios opte por empresas que utilizam tecnologias que removam os Biofilmes. Para isso, pergunte se o método aplicado retira as incrustações inorgânicas metálicas e a matriz polimérica extracelular do biofilme ou apenas utiliza o cloro como agente sanitizante no processo. 

A MICROAMBIENTAL POSSUI UM CONJUNTO DE SERVIÇOS PARA MONITORAR A QUALIDADE DA ÁGUA: 

A Microambiental é uma empresa com mais de 20 anos de experiência em controle microbiológico em água. Dispomos de soluções completas para monitorar a qualidade da água de produção e o desenvolvimento de biofilmes.  Além disso, contamos com uma equipe de atendimento técnico que presta assessoria aos clientes na resolução de não conformidades nas análises





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco