A qualidade da água em hotéis e pousadas é fundamental para a saúde, segurança e boa reputação do estabelecimento.
Desde a água utilizada no consumo até aquela empregada na limpeza, preparo de alimentos e bebidas e em sistemas como piscinas e spas, é extremamente importante garantir que esteja sempre dentro dos padrões adequados.
Para ajudar nesse processo, preparamos um checklist prático com os principais cuidados para manter a qualidade da água no seu hotel, prevenindo riscos e assegurando a melhor experiência para seus clientes.
1. Verificação da fonte de água
– Identificar a fonte de abastecimento (sistema fornecido por concessionárias ou poço artesiano)
- Concessionária de água: verificar por meio de análises regulares se água fornecida pela concessionária de sua cidade chega livre de contaminantes microbiológicos e físico-químicos e se chega com a quantidade ideal de Cloro Livre.
- Poço artesiano: se seu estabelecimento utiliza água de poço artesiano para consumo humano, vale ressaltar que existem análises obrigatórias a serem realizadas semestralmente e mensalmente. Além disso, o poço deverá ser outorgado e os resultados deverão ser registrados na plataforma do Siságua.
- Caminhão Pipa: sempre verificar se a empresa fornece água que atenda aos padrões de potabilidade estabelecidos na Portaria 888.
2. Faça análises regulares para garantir a qualidade da água
– Análise microbiológica: verificar a presença de coliformes totais, Legionella e Escherichia coli: estas análises ajudam a identificar se existem pontos de consumo, como torneiras e chuveiros, ou locais de reservação, como caixas d’água, que necessitem ser higienizados.
- Coliformes totais e E.coli podem contaminar a água utilizada no preparo de alimentos e bebidas e na higienização de utensílios de cozinha, podendo provocar infecções gastrointestinais em hóspedes ou funcionários.
- A Legionella pode acometer hóspedes idosos ou imunossuprimidos por meio das gotículas de água dos chuveiros, provocando doenças respiratórias.
– Análises físico-químicas:
- Turbidez: A análise de turbidez serve para medir a quantidade de partículas em suspensão na água, como argila, silte, matéria orgânica, microorganismos e outras impurezas.
- Cor: A análise de cor em água potável serve para avaliar a presença de substâncias dissolvidas ou suspensas que podem comprometer a qualidade visual, química e sensorial da água.
- Cloro Residual Livre: é a quantidade de cloro disponível na água após a desinfecção, garantindo uma ação contínua até o ponto de consumo.
Lembrando que a fonte pode ser por abastecimento público e neste caso é interessante avaliar se a água fornecida pelas concessionárias chega nos pontos de consumo com uma quantidade adequada de Cloro Livre, ou pode ser por fontes alternativas, como poços artesianos, e neste último caso será necessário fazer a adição de cloro por meio de bombas dosadora.
Para saber mais, acesse nossa publicação sobre o assunto.
– Sugestão de pontos de onde água poderá ser monitorada:
- Cavalete
- Reservatórios
- Torneiras da Cozinha
- Bebedouros/Purificadores
- Chuveiros
- Piscina
- Spas
- Torre de Resfriamento
– Frequência de amostragem
- Se o abastecimento for por poço artesiano: neste caso, o empreendimento deverá seguir o Plano de Amostragem determinado pela Portaria GM/MS nº 888/2021.
- Se o abastecimento for por concessionária de água: não existe uma frequência exata, porém as normas estabelecem que é uma obrigação do empreendimento monitorar a qualidade da água para consumo humano. Na Microambiental, entendemos que quanto mais frequente for realizada a amostragem de análise de água mais seguro estará o empreendimento.
3. Manutenção do sistema de tratamento de água
- Higienização das caixas d’água: realizar higienização a cada seis meses.
- Verificar o funcionamento dos filtros: assegurar que os filtros estão limpos e em bom estado.
- Teste de residual de cloro: garantir que os níveis estejam entre 0,2 mg/L e 5 mg/L para garantir desinfecção sem causar desconforto aos hóspedes.
4. Higienização das instalações
- Descontaminação das tubulações: realizar limpeza periódica das tubulações para evitar acúmulo de biofilmes.
- Higienização das torneiras e chuveiros: limpar periodicamente para evitar proliferação de bactérias, principalmente da Legionella
5. Treinamento da Equipe
- Capacitação sobre a importância da qualidade da água: promover treinamentos recorrentes para a equipe sobre cuidados com a água.
- Protocolos de emergência: estabelecer procedimentos claros em caso de contaminação ou problemas com o abastecimento.
6. Documentação
- Manter registros dos procedimentos realizados: documentar resultados das análises, certificados de higienização das caixas d’água e demais manutenções realizadas.
7. Feedback dos hóspedes
- Coletar opiniões sobre a qualidade da água: disponibilizar canais para hóspedes reportarem qualquer problema ou insatisfação relacionada à água.
- Responder prontamente às reclamações: ter um protocolo para tratar feedbacks relacionados à qualidade da água.
A implementação deste checklist é fundamental para garantir que os padrões de qualidade da água sejam mantidos em seu hotel ou pousada.
A Microambiental pode ajudar com análises detalhadas e serviços especializados para assegurar que sua água esteja sempre em conformidade com as normas sanitárias. Entre em contato com um de nossos consultores e receba um atendimento personalizado.
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