fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

Como fazer a coleta de amostras de água?

A realização de análises de água periódicas ajudam a validar as possíveis oscilações da qualidade da água fornecida pelas concessionárias e também contribuem para monitorar a qualidade da água advinda de poços artesianos.  

As coletas para análises de água podem ser feitas por você mesmo de forma prática utilizando o kits de amostragem, como os que a  Microambiental disponibiliza. Entretanto, para garantir a qualidade e confiabilidade dos resultados das análises laboratoriais é preciso realizar o procedimento de coleta da amostra de forma adequada.

No artigo desta semana, vamos descrever como realizar os procedimentos de amostragem de água adequadamente utilizando os kits fornecidos pela Microambiental, garantindo a confiabilidade dos resultados das análises. 

Para saber mais como realizar os procedimentos de coleta para análises de água assista o vídeo abaixo: 

Procedimento de coleta de amostras de água

Antes de realizar a coleta, mantenha as peças de gelo reciclável refrigeradas e caso necessário, cole as etiquetas de identificação nos respectivos frascos de amostragem.  O  kit que a Microambiental disponibiliza contém etiquetas que têm um código de barras e um ID que é único de cada amostra, garantindo a confiabilidade e rastreabilidade das amostras. 

1 – Realizar a higienização das mãos com água, sabão e assepsia com álcool 70%. Depois calçar as luvas e higienizá-las mais uma vez com álcool 70%.

2 – Com a torneira completamente aberta, deixe a água escoar por cerca de 2 min (tempo o suficiente para limpar a linha que abastece a torneira).

3 – Fechar o registro e realizar a higienização do local de coleta com a gaze umedecida com álcool 70%  e limpar toda a extensão que possa ter contato com a amostra.

4 – Abrir a torneira e deixar a água escoar por mais 2min.  

5-  Começar a coleta com o frasco menor que é para as análises microbiológicas, visando evitar contaminações.

Com a mão, você vai destacar a tampa e encher cuidadosamente o frasco, tomando o cuidado de não tocar no bocal do frasco e não deixar a tampa tocar em qualquer superfície, para evitar contaminação. Uma vez coletado, feche bem para evitar o vazamento da amostra. 

É importante que o frasco seja preenchido até a marcação e  tomando cuidado para não deixar cair a pastilha contida nele. Veja as imagens abaixo: 

 Imagem mostrando a pastilha de tiossulfato contida no frasco. 
Imagem mostrando a marcação até onde o frasco deve ser preenchido.

6 – Em seguida preencher completamente o frasco maior para as análises físico-químicas e, após completado, tampar adequadamente.

7 – colocar as amostras no isopor para manter refrigerado.

8 – Preencher a ficha da amostra, onde deverão ser escritos a identificação do ponto de coleta, data, hora e alguma observação, caso necessário. 

 9 – Após o preenchimento da ficha, encaminhar o material em, no máximo, 24 horas para o laboratório por Sedex.

No caso do kit de coleta disponibilizado pela Microambiental você também pode entregar na unidade R. José Ferrari, 99 – Santo Antônio, São Caetano do Sul, para o responsável do Departamento de Recebimento de Amostras de segunda a sexta das 8:00 às 17:30.

Vale ressaltar que o número de frascos contidos no kit podem variar conforme o escopo de análises solicitado. Além disso, todos os frascos contidos no kit são previamente esterilizados e só podem ser abertos no momento da coleta.

Para saber mais sobre informações ou solicitar seu kit de coleta da Microambiental entre em contato com microambiental@microambiental.com.br. Nossos analistas terão o prazer em ajudá-los. 

A MICROAMBIENTAL POSSUI SERVIÇOS DE ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS DE ÁGUA QUE ATENDEM AS NECESSIDADES DA SUA EMPRESA

A Microambiental é uma empresa com mais de 20 anos de experiência em controle microbiológico em água e ambiente. Dispomos de soluções completas para identificar, combater e monitorar o desenvolvimento de biofilmes.  Além disso, contamos com uma equipe de atendimento técnico que presta assessoria aos clientes na resolução de não conformidades nas análises.





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco