fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

O que a RDC 63/2011 traz sobre a limpeza de caixas d’água em estabelecimentos de saúde?

A Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 63, de 25 de Novembro de 2011, estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dispõe os requisitos de Boas Práticas para funcionamento de serviços de saúde. 

Neste artigo, vamos falar sobre:

O que é RDC 63?

Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 63, de 25 de Novembro de 2011 é o regulamento técnico que estabelece os requisitos de Boas Práticas para funcionamento de serviços de saúde, fundamentados na qualificação, na humanização da atenção e gestão, e na redução e controle de riscos aos usuários e meio ambiente. 

Vale ressaltar que a resolução se aplica a todos os serviços de saúde no país, sejam eles públicos, privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa. 

O que a RDC 63 estabelece sobre Higienização de Reservatórios e Limpeza de caixas d’água? 

Conforme o Art. 39, o serviço de saúde deve garantir a limpeza dos reservatórios de água a cada seis meses, deve manter registro da limpeza periódica dos reservatórios de água e garantir a qualidade da água necessária ao funcionamento de suas unidades.

Por que é importante limpar as caixas d’água e higienizar reservatórios hospitalares?

Com o tempo, pode ocorrer a deposição de partículas e incrustações nas superfícies internas dos reservatórios. Caso não removidas periodicamente, esses particulados e incrustações podem alterar a qualidade da água do reservatório e favorecer o desenvolvimento de Biofilmes, e consequentemente, contribuir para a propagação de microrganismos potencialmente patogênicos em hospitais.

 Reservatório antes da higienização, com bastante deposição e acúmulo de particulados e incrustações nas paredes e, no fundo. Além disso, esse leve brilho na imagem demonstra a possível presença de biofilme no local.
Cuidados com a impermeabilização de reservatórios e caixas d'água: o que você precisa saber na hora de higienizar?
Colaborador da Microambiental aplicando nossa tecnologia de limpeza de caixa d’água e higienização de reservatórios.
Imagem do mesmo reservatório, porém higienizado com a tecnologia da Microambiental. O aspecto de limpeza completa é evidente.

Gostaríamos de ressaltar que como os biofilmes são complexas comunidades microbianas de difícil detecção e remoção, pois apresentam resistência a tratamentos antimicrobianos e à maioria dos sanitizantes, como o cloro. 

Por isso é importante procurar empresas que utilizem biocidas que combatam as incrustações inorgânicas metálicas, removendo assim a matriz polimérica extracelular (biofilme) de maneira eficaz.

Para entender como a qualidade da água pode ajudar a diminuir os casos de infecção hospitalar acesse nosso artigo.

Quais outras medidas tomar para garantir a qualidade da água?

Além da higienização de reservatórios de água, com tecnologias que removam os biofilmes, também é recomendado que o estabelecimento de saúde realize um programa de gestão da água, como o programa água segura da Microambiental, para monitorar a qualidade da água hospitalar. Normalmente o programa é composto pelas medidas abaixo: 

Conjunto de serviços prestados pela Microambiental que garantem o padrão de qualidade dos sistemas de água.

Conjunto de serviços prestados pela Microambiental que garantem o padrão de qualidade dos sistemas de água.

  • Realizar um cronograma com análises de água mensais considerando pontos em que a água fica estagnada ou áreas com uso infrequente, bem como a suscetibilidade dos ocupantes aos riscos de exposição (por exemplo, unidades de terapia intensiva, neonatais e queimados). Além disso, é importante que o cronograma englobe o máximo de pontos críticos para serem analisados pelos menos dentro de um semestre;
  • A implementação de sistemas de filtração com o objetivo de diminuir a quantidade de matéria orgânica que chega aos reservatórios e caixas d’água reduzindo o desenvolvimento de bactérias no sistema de água. 

A MICROAMBIENTAL POSSUI TECNOLOGIA EXCLUSIVA PARA REMOÇÃO DE BIOFILMES.

O serviço de limpeza de reservatórios e caixa d’água da Microambiental é reconhecidamente eficaz, pois utiliza produto e método exclusivos que removem com facilidade as incrustações inorgânicas metálicas e a matriz polimérica extracelular do biofilme. Esse procedimento dispensa o uso do hidrojateamento de alta pressão, esfregões, escovas e buchas, o que torna a operação mais rápida e garante a integridade do revestimento interno do reservatório.





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco