fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

Presença de nitrosaminas em água potável: o que você precisa saber?

Recentemente uma pesquisa feita pelo Instituto de Química da Unicamp identificou a presença de N-nitrosodimetilamina (NDMA), uma das nitrosaminas conhecidas por ser potencialmente carcinogênicas, na água distribuída nas regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP). 

No artigo desta semana, vamos falar sobre:

  •  o que é a N-nitrosodimetilamina;
  •  quais os problemas que a presença dessa substância causa;
  •  quais são os limites estabelecidos pela Portaria GM/MS 888 e;
  • como remediar a presença de nitrosaminas.

Presença de nitrosaminas na água de Campinas: 

No começo deste ano, os pesquisadores da Unicamp publicaram estudo que  identificou a presença de N-nitrosodimetilamina (NDMA) em 89% das amostras e teve o maior nível de concentração (67 ng L−1). O estudo analisou 18 amostras de água coletadas em Maio de 2019 em sistemas de 13 cidades da Região Metropolitana de Campinas.

A análise também mostrou que todas as amostras continham, pelo menos, duas nitrosaminas diferentes. Três delas – NDMA, NPYR e NPIP – foram encontradas em mais de 70% das amostras recolhidas.

O que é N-nitrosodimetilamina (NDMA)? 

As nitrosaminas são uma classe de compostos orgânicos semi-voláteis pertencentes à classe de Compostos N-Nitroso (NOC). A exposição a essas substâncias em limites seguros representa baixo risco à saúde, mas acima de níveis aceitáveis e por longos períodos aumenta o risco da ocorrência de câncer.

Quais são os limites estabelecidos pela Portaria GM/MS 888 para  N-nitrosodimetilamina (NDMA)?

A Portaria do Ministério da Saúde brasileiro determina que o valor máximo permitido de NDMA na água é de 100 ng L-1 (ou 0,0001 mg/L).

Apesar de os níveis de NDMA estarem no padrão estabelecido pela Portaria GM/MS 888, o monitoramento dessa substância na água é essencial, pois o consumo diário e prolongado deste e de outros seis produtos encontrados na água gera riscos à saúde.

Como remediar a presença de N-nitrosodimetilamina (NDMA) na água para consumo?

Uma vez formadas, as nitrosaminas são de difícil remoção e requerem tratamento especializado, como osmose reversa. A melhor maneira de reduzir os níveis de nitrosamina é remover seus precursores e evitar sua formação antes da distribuição. Isso inclui o controle da poluição pelo uso de fertilizantes à base de nitrogênio e resíduos industriais nos mananciais.

Recomendamos principalmente que empresas alimentícias, farmacêuticas e estabelecimentos de saúde que precisam de um controle maior da qualidade da água em suas atividades realizem análises de água semestrais seguindo o escopo analítico da Portaria 888. 

Caso os valores máximos permitidos estabelecidos para N-nitrosodimetilamina apresentem inconformidade, deve-se entrar em contato com a concessionária de distribuição de água responsável. 

Como as nitrosaminas se formam no abastecimento de água?

As nitrosaminas podem se formar no sistema de água tratada através da reação não intencional com desinfetantes, principalmente quando utilizado a cloramina. Além disso, a concentração de matéria orgânica presente na água é outro importante precursor. Segundo Zhao, Y. Y. et al 2008, os grandes precursores orgânicos procedem de mananciais impactados com aporte de esgoto (tratado ou não), fármacos entre outros. 

Esse cenário é muito preocupante pois segundo um levantamento de 2019 pelo Instituto Trata Brasil, 48% da população brasileira ainda não possui coleta de esgoto. Estações de Tratamento de Água são muito antiquadas e não dispõem de tecnologias que removam novos produtos ocasionados pelos diversos tipos de poluentes gerados.

A MICROAMBIENTAL POSSUI SERVIÇOS DE ANÁLISES DE POTABILIDADE DA ÁGUA QUE ATENDEM ÀS SUAS NECESSIDADES.  

A Microambiental é uma empresa com mais de 20 anos de experiência em análises microbiológicas e físico-químicas em água e já possuímos estrutura para atender os requisitos da Portaria GM/MS Nº 888. Além disso, dispomos de soluções completas para identificar, combater e monitorar o desenvolvimento de biofilmes. Também contamos com uma equipe de atendimento técnico que presta assessoria aos clientes na resolução de não conformidades nas análises





POSTS RELACIONADOS

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial