fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

Segurança para a higienização de reservatórios: o que você precisa saber antes contratar esse serviço?

A limpeza e manutenção regulares de caixas d’água e reservatórios são essenciais para proteger a qualidade da água armazenada. Entretanto, a limpeza de caixa d’água é um serviço que ocorre em espaço confinado e em altura e, por isso, deve ser executado de modo seguro. Os colaboradores que executam o serviço precisam ser profissionais qualificados e precisam ter treinamento de NR33 e NR35.

No artigo dessa semana vamos falar sobre os potenciais riscos associados à higienização de reservatórios e quais treinamentos os colaboradores devem apresentar para garantir a segurança durante a operação.

Confira o vídeo do treinamento de resgate em espaço confinado e altura da equipe da Microambiental: 

Potenciais riscos no processo de higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água

Os perigos potenciais variam, pois os reservatórios são espaços confinados e normalmente em altura (mais de 2 metros). Isso cria desafios devido à falta de fluxo de ar e luz, bem como riscos potenciais para os trabalhadores.

Alguns exemplos:

Riscos

Químicos

Exemplos

  • Produto químico asfixiante/ irritante;
  • Intoxicação;
  • Asfixia por gases provenientes da decomposição de matéria orgânica no fundo do reservatório.

Físicos

  • Umidade

Biológicos

  • Contaminação microbiológica (Fungos, vírus, parasitas, bactérias, protozoários)

Ergonômicos

  • Dificuldade de Acesso;
  • Iluminação insuficiente.

Acidentes

  • Oxigênio (mínimo 19,5%);
  • Objeto em queda;
  • Queda em altura;
  • Escorregões e queda no mesmo nível.

Tabela adaptada: http://cipa.fmrp.usp.br/Html/MapaRisco.htm

Quais treinamentos exigir na contratação de empresa de higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água?

Time de higienização de reservatórios da Microambiental recebendo treinamento de resgate em espaço confinado.
Time de higienização de reservatórios da Microambiental recebendo treinamento de resgate em espaço confinado.

Abaixo vamos falar de alguns treinamentos e documentos que você precisa considerar na hora de escolher a empresa que presta o serviço de higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água:  

  • Atestado de Saúde Ocupacional (ASO): é uma declaração médica que garante que a saúde do operador está de acordo com os riscos a que ele estará exposto em sua atividade.
  • Treinamento de NR35 – Norma regulamentadora para trabalho em altura, aplicável acima de 2 metros. Empresas que apresentam essa certificação possuem medidas de proteção para o trabalho em altura, desde o planejamento, a organização e a execução garantindo a segurança e a saúde dos colaboradores.
  • Treinamento de NR33 – Norma regulamentadora para trabalho em espaço confinado, qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, aplicável a grande parte de reservatórios de maior volume.
  • Verifique se a empresa realiza com regularidade, treinamentos para operações de resgate em espaço confinado.
  • Também é importante a empresa apresentar um programa de proteção respiratória, visando controlar doenças ocupacionais provocadas por inalações de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores.

Além dos quesitos de segurança é importante optar por uma empresa que seja especializada em controle microbiológico e que tenha um biocida que remova os biofilmes que podem estar presentes nesse ambiente, garantindo uma higienização mais eficaz e a manutenção da qualidade da água ali armazenada.

Segurança operacional:

Na execução do serviço é obrigatório o uso de equipamentos de proteção coletiva como: trava quedas, tripé, maca de resgate, medidor de gases e ar mandado.

Colaborador da Microambiental se preparando para realizar uma operação de higienização de reservatório devidamente aparamentado com equipamentos de proteção individual ( EPI’s).
Colaborador da Microambiental se preparando para realizar uma operação de higienização de reservatório devidamente aparamentado com equipamentos de proteção individual (EPI’s).

Além disso, na hora da higienização o operador deve usar equipamentos de proteção individual (EPI’s) apropriados, tais como: cinturão de segurança e talabarte em Y, máscara contra gases, botas de borracha, luvas, macacão impermeável, capacete, entre outros.

Negligenciar a higienização de reservatórios e a limpeza de caixas d’água pode ser prejudicial à segurança, no entanto, realizar a limpeza sem as medidas de segurança corretas pode ser igualmente. Os responsáveis pela manutenção de reservatórios de hospitais, fábricas e condomínios devem optar por especialistas com os devidos treinamentos para mitigar os riscos e obter os melhores resultados para manter suas instalações, funcionários, bem como uma água mais saudável.

A MICROAMBIENTAL POSSUI TECNOLOGIA EXCLUSIVA PARA REMOÇÃO DE BIOFILMES.

Além de contar com uma equipe treinada e certificada para operações de risco, o serviço de limpeza de reservatórios e caixa d’água da Microambiental é reconhecidamente eficaz, pois utiliza produto e método exclusivos que removem com facilidade as incrustações inorgânicas metálicas e a matriz polimérica extracelular do biofilme. Esse procedimento dispensa o uso do hidrojateamento de alta pressão, esfregões, escovas e buchas, o que torna a operação mais rápida e garante a integridade do revestimento interno do reservatório.





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco