fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

O que é o Inea e qual é a sua importância?

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) é uma entidade integrante da Administração Pública estadual indireta do Estado do Rio de Janeiro. Criada pela Lei Estadual nº 5.101, de 04/10/2007, tem a importante função de executar as políticas estaduais de meio ambiente, de recursos hídricos e de recursos florestais.

O Inea intensificou a sua atuação através de nove Superintendências Regionais correspondentes às regiões hidrográficas do Estado, integrando assim a gestão ambiental. 

As Superintendências regionais têm autonomia para expedir licenças ambientais para diversas atividades, dentre elas, para empresas prestadoras de  serviços de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios.

No artigo desta semana, vamos falar sobre: 

  • qual é a função do Inea; 
  • o que estabelece para prestadoras de  serviços de limpeza e higienização de reservatórios de água; 
  • qual é a importância do Certificado Ambiental (CTA). 

Qual é a função do Inea?

Compete ao Inea executar as políticas estaduais de meio ambiente, recursos hídricos e recursos florestais adotadas pelos poderes Executivo e Legislativo do Estado do Rio de Janeiro.

Qual é a importância do Certificado Ambiental (CTA)?

Certificação ambiental é uma garantia que as empresas certificadas demonstram que tomam todas as medidas de proteção ambiental desde a aquisição dos produtos químicos, estocagem até a disposição de seus resíduos.

A Microambiental é uma empresa preocupada com o meio ambiente, utilizarmos produtos químicos biodegradáveis no processo de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios que evitam o descarte de produtos químicos no meio ambiente.

A Microambiental possui o Certificado Ambiental (CTA) pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e, portanto, está apta a desempenhar a atividade de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios no Estado do Rio de Janeiro 

Conheça nossas certificações: https://microambiental.com.br/qualidade/

O que o Inea estabelece para prestadoras de serviços de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios?

O Inea estabelece condições para concessão do certificado de registro de higienização (CRH) para prestação de serviços de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios. 

Dentre as competências a empresa precisa: 

  • Fornecer ao cliente o Comprovante de Execução de Serviços, imediatamente após a prestação de qualquer serviço;
  • Coletar as amostras de água para realização de análise bacteriológica no prazo de 4 (quatro) a 8 (oito) dias após a limpeza e higienização do reservatório;
  • As análises bacteriológicas só poderão ser executadas pelo laboratório do Inea ou por laboratórios por ele devidamente credenciados;
  • Precisa de um responsável técnico para exercer qualquer atividade;
  • Não estocar produtos desinfectantes e equipamentos em locais diferentes daqueles especificados na documentação analisada pelo órgão ambiental;

Além disso, as empresas que prestam serviços de Limpeza de Caixas d’água e Higienização de Reservatórios precisam dispor de local para estocagem de saneantes, para guarda de equipamentos e para troca de roupa e banho dos funcionários, apresentando ainda uma área administrativa para apoio operacional estabelecido no Estado do Rio de Janeiro. Nossa filial no Rio de Janeiro está localizada na Rua Leopoldina Rego, 838A – Penha – Rio de Janeiro.

A MICROAMBIENTAL POSSUI TECNOLOGIA EXCLUSIVA PARA LIMPEZA DE CAIXAS D’ÁGUA E HIGIENIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS QUE É LIVRE DE CLORO:

Nossos produtos além de serem biodegradáveis e livres de cloro, não gerando compostos pós-desinfecção, também removem com facilidade as incrustações inorgânicas metálicas e a matriz polimérica extracelular do biofilme. Esse procedimento dispensa o uso do hidrojateamento de alta pressão, esfregões, escovas e buchas, o que torna a operação mais rápida e garante a integridade do revestimento interno do reservatório.





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco