fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

Microambiental obtém novamente habilitação REBLAS (ANVISA)

Sabemos que as análises de água são um mecanismo de controle importante para garantir que a água utilizada em diversas atividades tais como a produção de produtos, alimentos, fármacos, cosméticos e nas atividades de limpeza de dispositivos médicos não apresentem riscos.

Entretanto, as atividades laboratoriais exigem confiabilidade nos resultados, rastreabilidade nas informações e atendimento a requisições e normas. Uma das habilitações importantes que atestam se os laboratórios conseguem oferecer serviços de interesse sanitário com qualidade é a Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS)

Recentemente a Microambiental foi novamente habilitada pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS) coordenada pela ANVISA, reforçando nosso compromisso com a qualidade e excelência na prestação de serviços de análise de água.

No artigo desta semana, vamos falar sobre:

  • qual a importância da habilitação REBLAS na qualidade das análises de água; 
  • as exigências para adquirir a habilitação REBLAS e; 
  • como saber se um laboratório é credenciado pela ANVISA. 

Qual é a importância da habilitação REBLAS (ANVISA)? 

A Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS) é constituída por laboratórios analíticos, públicos ou privados, habilitados pela ANVISA, capazes de oferecer serviços de interesse sanitário com qualidade, confiabilidade, segurança e rastreabilidade.

Isso se dá porque, a REBLAS, traz, além dos requisitos de segurança metrológica dos ensaios, as medidas exatas que os ensaios necessitam, os estudos que devem ser realizados pelos laboratórios reconhecidos pelo Inmetro e a ação da vigilância sanitária sobre os riscos sanitários envolvidos no serviço analítico.

Desse modo, ao optar por um laboratório habilitado pela REBLAS, a empresa do setor de saúde garante resultados mais confiáveis e assim pode tomar ações mais assertivas nas resoluções de não conformidades observadas em água.

Quais são as exigências para a habilitação REBLAS (ANVISA)?

Para solicitar a habilitação, o laboratório deve ser licenciado pelo órgão de Vigilância Sanitária competente e acreditado ou reconhecido, conforme o caso, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

Os laboratórios analíticos devem atender aos rigorosos critérios estabelecidos pela Resolução de Diretoria Colegiada – RDC 12/2012 ou pela RDC N° 390/2020, devendo apresentar  a acreditação segundo as normas vigentes ABNT NBR ISO/IEC 17025, ABNT NBR ISO/IEC 17043 ou o reconhecimento segundo os Princípios das Boas Práticas de Laboratórios (BPL) e seus documentos complementares da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ou outras normas aplicáveis à acreditação ou reconhecimento de laboratórios.

Como saber se um laboratório é credenciado pela ANVISA?

Página do portal da ANVISA com a publicação da habilitação REBLAS da Microambiental.

A publicação da habilitação dos laboratórios e seus ensaios é atualizada permanentemente e pode ser acessada no portal da ANVISA, no campo Laboratórios.

A MICROAMBIENTAL POSSUI SERVIÇOS DE ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS DE ÁGUA QUE ATENDEM SUAS NECESSIDADES

Para garantir a qualidade e a confiabilidade de seus laudos, a Microambiental investe em tecnologia e inovação tendo acreditação na NBR ISO/IEC 17025 e habilitada pelo REBLAS. Além disso, nossos laudos são disponibilizados no portal online, com fotos do local de coleta e observações de campo que auxiliam nos diagnósticos de não conformidades. Os dados são sincronizados automaticamente, carregados na nuvem, garantindo maior controle e informações mais precisas.





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco