fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

O que é o Programa de Segurança de Água para Controle de Legionella?

Entenda como fazer o gerenciamento do sistema de água do seu edifício para evitar contaminações pela bactéria Legionella

Falamos anteriormente no nosso post sobre a Legionella, uma bactéria oportunista, que pode provocar uma infeção respiratória e a Febre Pontiac a pessoas que possuem alguma deficiência momentânea ou crônica em seu sistema imune. A manutenção dos sistemas de água é fundamental para prevenir a doenças transmitidas por Legionella. Assim vamos falar um pouco sobre o que é um Programa de Gerenciamento de Água para Controle da Legionella, sua importância e algumas etapas que ajudam na sua elaboração. 

O que é um Programa de Segurança de Água para Legionella?

Os Programas de Gerenciamento de Água para Controle da Legionella, são um conjunto de  estratégias, que tem como finalidade a identificação de diversas circunstâncias que podem favorecer o crescimento e a propagação da Legionella nos nossos de sistemas de água para consumo humano.

Quais são os locais mais propícios para o desenvolvimento de Legionella?

Grandes edificações tem uma maior probabilidade de ter seu cloro residual reduzido, deste modo, aumenta o risco de contaminações por Legionella em sistemas de água fria e quente. 

Infográfico mostrando alguns pontos favoráveis para o desenvolvimento de Legionella:

Como desenvolver um Programa de Segurança de Água para Controle de Legionella?

Para desenvolver um Programa de Gerenciamento de Água é necessário diversas etapas. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) tem um guia prático para auxiliar as organizações a elaborar um bom gerenciamento de água para controle de  Legionella

Programa de segurança de água para controle de Legionella

Baseado nesse guia da CDC, vamos falar um pouco alguns tópicos importantes na hora de montar um Programa de Gerenciamento de Água para Controle de Legionella .

1. Estabelecer uma equipe especializada e devidamente treinada para ser responsável pelo programa de gerenciamento de água.

2. Fazer a descrição detalhada dos sistemas de água do edifício usando diagramas de fluxo e sua descrição por escrito

É importante incluir essas informações de como ocorre a distribuição da água dentro do edifico e onde estão os pontos de transmissão de Legionella como chuveiros, banheiras de hidromassagem, aquecedores de água ou caldeiras e torres de resfriamento

3. Identifique quais locais mais propiciosos para o desenvolvimento da Legionella nos sistemas de água do edifício, como onde a temperatura da água pode promover o crescimento de Legionella ou onde o fluxo de água pode ser baixo.

4. Aplicar medidas de controle, ou seja, ações que você executa nos sistemas de água do edifício para limitar o crescimento e a propagação de Legionella, tais como:

  • Dosagem de Biocida (cloração): fazer a manutenção da concentração de solução biocida adequada nos sistemas de água ajuda a diminuir a presença de Legionella de vida livre.
  • Limpeza de Caixas d’água e Reservatórios: Realizar Limpezas de Caixas d’água e Reservatórios periódicas com tecnologias que removam os Biofilmes ajuda a remove as células bacterianas de Legionella ali albergadas.
  • Análises de água: A realização periódica de análises de água, ajuda a verificar a presença das células bacterianas de Legionella de vida livre.

5. Estabelecer valores máximos e mínimos ​​para as medidas de controle que você está monitorando (como por exemplo a presença de Legionella na amostra, nível de Cloro livre na água, temperatura da água entre outros). 

6. Estabelecer ações corretivas ou respostas de contingência devem aplicadas quando as medidas de controle estiverem fora dos limites pré – estabelecidos.

7. Estabelecer um sistema de registro e verificar a implementação do programa de gerenciamento de água está sendo eficaz.

Importante ressaltarmos que cada edifício é diferente ( tendo variações de estrutura, idade, localização, ocupantes do edifício ou condições do seu entorno) portanto, cada estabelecimento precisa de um programa personalizado.

Se você ainda tiver dúvida sobre Programa de Gerenciamento de Água para Controle de Legionella, não hesite em enviar um e-mail para: marketing@microambiental.com.br

Precisando realizar análises de água para controle de qualidade? A Microambiental realiza diversos tipos de Análise de Água, para mais informações entre em contato conosco. Nossos consultores terão o prazer de ajudá-los.

microambiental@microambiental.com.br






POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco