fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

O que você precisa saber sobre a NBR 11816 e a Análise de Água para Autoclave?

A água constitui um item crítico no processo de limpeza e esterilização de materiais ou instrumentos odonto-médico-hospitalares. A água é utilizada tanto no processo de lavagem de materiais como na esterilização dos utensílios por meio das autoclaves a vapor saturado.

A NBR 11816 estabelece os requisitos exigíveis para esterilizadores a vapor com capacidade volumétrica maior que duas unidades de esterilização (UE), especialmente os usados no campo da medicina. 

No artigo desta semana, vamos falar sobre: 

  • para que serve água para autoclave; 
  • qual água utilizar na autoclave e; 
  • quais parâmetros analisar para assegurar a qualidade da água de autoclave

Para que serve água para autoclave?

A água destilada é utilizada para produzir vapor saturado que gera pressão, durante um certo tempo, onde ocorre a esterilização de materiais, sob condições especiais, combinando temperatura-tempo-pressão.

Segundo a NBR 11816, os centros de material e esterilização (CME) são responsáveis pela manutenção dos suprimentos (ar, água, vapor, energia elétrica e ar comprimido), conforme especificação técnica do fabricante, tais como pressão, volume, qualidade etc.

A esterilização instrumentos odonto-médico-hospitalares é muito importante, pois visa eliminar microrganismos que possam contaminar materiais voltados para a saúde. Desse modo,  pode-se garantir maior segurança aos pacientes evitando assim a contaminação em procedimentos cirúrgicos, curativos, ou na realização de qualquer outro procedimento. 

Qual água devo usar na autoclave?

Para garantir máxima eficiência na esterilização e prolongar a vida útil da autoclave, a recomendação é utilizar água destilada ou deionizada para evitar a formação de depósitos de sais contidos na água potável.

Quais parâmetros analisar para assegurar a qualidade da água de autoclave? 

Abaixo descrevemos os Valores Máximos Permitidos de contaminantes de vapor e/ou água em contato com o produto.

ParâmetroValor Máximo Permitido
Resíduos de evaporação≤ 15 mg/L
Silício ≤ 2 mg/L
Ferro ≤ 0,2 mg/L
Cádmio ≤ 0,005 mg/L
Chumbo ≤ 0,05 mg/L
Resíduos de metais pesados ≤ 0,1 mg/L
Cloretos ≤ 3 mg/L
Fosfato ≤ 0,5 mg/L
Condutividade ≤ 50 µS/cm
PH de 6,5 a 8
Aparência Incolor, límpida, sem sedimentos
Dureza ≤ 0,1 mmol/L

Quais cuidados devemos ter com a Água para Autoclave?

  • Realize análises de água com periodicidade para verificar se a água utilizada no processo atende os parâmetros exigidos. As análises de água são o ponto inicial para a tomada de ações corretivas. 
  • Nós, da Microambiental, recomendamos a realização de um cronograma com análises mensais contemplando pontos críticos de consumo, que pela falta de higiene, possam representar riscos para os usuários. É importante que o cronograma englobe o máximo de pontos críticos para serem analisados pelos menos dentro de um semestre.
  • Monitore a qualidade da água de abastecimento, visto que é a partir dela que realizamos a purificação da água utilizada na geração do vapor. Importante lembrar que a água de abastecimento deve atender aos limites da Portaria 888.
  • Realize a  limpeza de caixa d’água e higienização de reservatórios na periodicidade recomendada. Com o tempo, ocorre a deposição de partículas e incrustações nas superfícies internas dos reservatórios. Caso não removidas, esses particulados e incrustações favorecem o desenvolvimento de microrganismos e biofilmes que podem comprometer a qualidade da água utilizada. 
  • Verifique regularmente as membranas do sistema de osmose reversa e as resinas dos sistemas de desionização.

A MICROAMBIENTAL POSSUI UM CONJUNTO DE SERVIÇOS PARA MONITORAR A QUALIDADE DA ÁGUA: 

A Microambiental é uma empresa com mais de 20 anos de experiência em controle microbiológico em água. Dispomos de soluções completas para monitorar a qualidade da água e o desenvolvimento de biofilmes.  Além disso, contamos com uma equipe de atendimento técnico que presta assessoria aos clientes na resolução de não conformidades nas análises.





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco