fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

Água e a transmissão da COVID-19: o que você precisa saber?

Já se sabe que o novo coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela doença batizada de COVID-19, pode sobreviver vários dias fora do corpo humano¹– dependendo da superfície onde se encontra – o que só faz aumentar sua capacidade de transmissão. Uma dúvida que logo surge é: será que o vírus pode ser transmitido através da água?

Visando contribuir com a contenção da pandemia, traremos a seguir algumas informações importantes sobre a relação do vírus com a água.

O novo coronavírus pode se espalhar pela água?

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o novo coronavírus não foi detectado na água potável. Além disso, não há evidências até o momento de sua transmissão em piscinas, banheiras e chuveiros. Igualmente, não há registro sobre a transmissão da COVID-19 em água bruta.

Quanto às águas provenientes de sistemas de esgoto, o CDC afirma que o risco de transmissão do vírus é baixo. Essas informações serão atualizadas à medida que novos dados forem publicados pela comunidade científica.

Por que entende-se que o risco de transmissão do novo coronavírus pela água seja baixo?

Apesar de não ser conclusivo, o CDC correlaciona a ausência do novo coronavírus em água potável por conta da manutenção e desinfecção adequada do abastecimento público nos sistemas de água para consumo humano³.

Por isso, recomendamos manter a periodicidade da higienização de reservatórios e da limpeza de caixas d’água, além da manutenção de cloro residual livre em níveis adequados (mínimo de 0,5 mg/L, de acordo com a orientação da OMS) em todos os pontos de consumo – como torneiras, chuveiros, banheiras etc. – como forma de precaução.

IMPORTANTE: lembramos que em grandes edificações, os pontos mais distantes da rede têm uma perda natural dos teores de cloro residual em função da volatilidade e decomposição do produto, exigindo muitas vezes a aplicação de cloro nesses sistemas.

Como o cloro combate os coronavírus?

Segundo especialistas da Universidade Emory, estudos anteriores mostram que desinfetantes podem desativar os coronavírus. Isso ocorre porque os coronavírus são envelopados por uma frágil membrana de gordura e, quando presentes no ambiente, são instáveis e mais vulneráveis às ações de oxidantes⁴.

De maneira geral, os desinfetantes como o cloro, por exemplo, têm propriedades químicas importantes que destroem essa camada de gordura, penetrando nas membranas e quebrando rapidamente componentes essenciais do vírus⁵.

COVID-19.PNG
Imagem mostrando a forma dos coronavírus: Os picos na sua superfície que conferem a aparência de uma coroa. Fonte: Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)

Qual a concentração de cloro recomendável para combater o novo coronavírus? 

O Centro de Vigilância em Proteção da Saúde (HPSC) publicou uma nota com as seguintes recomendações:

  • Para a água potável recomenda-se o valor de 15mg/min por litro (por exemplo, exposição a 0,5 mg/L de cloro livre por pelo menos 30 minutos);
  • Para a piscinas foi recomendada a manutenção de pelo menos 1mg/L de cloro residual livre, dependendo do tipo de piscina⁶.

IMPORTANTE: normalmente, a concentração de cloro livre recomendada para água potável, segundo o Anexo XX da PRC Nº5 – 2017 é de 0,2 mg/L

Além dos cuidados com a água, é muito importante saber que a melhor forma de evitar a propagação do novo coronavírus é a higienização correta de superfícies e mãos com um sanitizante adequado – como água e sabão, ou álcool gel.

Veja a lista da Agência de Proteção Ambiental que descreve os desinfetantes que demonstraram ser eficazes no combate aos coronavírus: https://www.epa.gov/pesticide-registration/list-n-disinfectants-use-against-sars-cov-2.

Links para as matérias-fonte deste artigo:

1- https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/coronavirus-resource-center

2 – https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/php/water.html

3 – https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0166093405001503?via%3Dihub

4 – https://www.sciencemag.org/news/2020/03/does-disinfecting-surfaces-really-prevent-spread-coronavirus

5 – https://www.scientificamerican.com/article/how-does-chlorine-added-t/

6 – https://tinyurl.com/ubfd7a8





POSTS RELACIONADOS

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial