Como um sistema de água colocou vidas em risco em um Hospital na Escócia
Você sabia que a água parada por longos períodos em sistemas hídricos pode causar sérios problemas?
Em um ambiente onde a qualidade da água é de extrema importância, como hospitais, restaurantes e indústrias alimentícias, essa questão deve receber cuidados especiais.
A quais riscos associados à água parada os estabelecimentos ficam expostos?
A água parada refere-se a qualquer volume de água que fica estagnado em tubulações, reservatórios ou torneiras.
Estes casos, podem levar à proliferação de microrganismos patogênicos e à formação de biofilmes, que são bactérias que se aderem a superfícies e são extremamente difíceis de remover.
Outros estudos mostram que a presença de água parada em sistemas hídricos aumenta significativamente o risco de contaminação por Legionella e outras bactérias.
Quais problemas podem surgir quando a água fica parada por muito tempo nos sistemas hídricos?
- Contaminação microbiana: O acúmulo de biofilmes pode se tornar um foco de contaminação.
- Alteração de propriedades físicas: A água parada pode adquirir um odor e sabor desagradáveis, tornando-a inapropriada para consumo.
- Desgaste de equipamentos: A estagnação pode levar à corrosão de tubulações e ao desgaste de válvulas.
- Volatilização do cloro: a água parada contribui para a degradação do cloro residual livre o que pode contribuir para a ocorrência de contaminação do sistema.
As principais causas da água parada em sistemas hídricos incluem:
- Manutenção inadequada: Falta de monitoramento e limpeza regular dos sistemas.
- Uso intermitente: Estabelecimentos que fecham por longos períodos para obras ou reformas.
Durante o surto de Covid, o problema de água parada em sistemas de água de condomínios empresariais foi bastante comum, o que obrigou que os gestores de facilities destes empreendimentos tomassem ações antes do retorno da ocupação.
Como um sistema de água colocou vidas em risco em um Hospital na Escócia?
O sistema de água do Hospital Universitário Queen Elizabeth, em Glasgow, foi abastecido 12 meses antes da abertura para os pacientes, e por isso a água ficou estagnada por todo esse tempo sem as devidas ações de correção.
Esse atraso elevou o risco de contaminação, já que microrganismos presentes na água parada podem formar biofilmes, difíceis de remover e perigosos para a segurança dos pacientes e colaboradores.
Além disso, por ser uma estrutura de grande porte, o sistema é ainda mais suscetível a contaminações, devido à possibilidade de diferentes pontos com água parada.
Situações como essa não são exclusivas de hospitais, pois o mesmo problema pode ocorrer em obras onde as tubulações são abastecidas muito antes da entrega, elevando o risco de estagnação da água e subsequente contaminação.
Fonte BBC: https://www.bbc.com/news/articles/cdxljlgnqleo

Como a Microambiental colabora com empresas para manter seus sistemas hídricos seguros?
A Microambiental oferece serviços especializados em análise e tratamento de água, garantindo que sistemas hídricos estejam sempre em conformidade com as normas de saúde e segurança. Os benefícios de ser um cliente Microambiental inclui:
- Análises acreditadas:
Ao contratar a Microambiental, você recebe resultados precisos e rastreáveis, garantindo rigor técnico e conformidade com padrões internacionais
- A amostragem faz toda a diferença:
Contamos com uma equipe especializada em análises de água que garantem que a amostragem seja realizada nos locais corretos e sem riscos contaminar as amostras.
- Apoio na interpretação dos resultados:
Atendimento Técnico que presta apoio na leitura dos resultados e na proposição de ações para corrigir as não conformidades.
- Praticidade da apresentação dos resultados:
Os laudos de análise são armazenados em nuvem e disponibilizados via portal, podendo ser acessados de qualquer lugar.
A água parada em sistemas hídricos representa um alto risco que pode afetar a saúde dos colaboradores, pacientes e a reputação de sua empresa.
É fundamental adotar medidas preventivas e soluções adequadas para evitar problemas futuros. Não deixe que a qualidade da água comprometa o seu negócio!





