LegionellaA Legionella é um gênero de bactérias, transmitida através da inalação de gotículas de água infectada. Ela se prolifera especialmente em sistemas artificiais de água, como reservatórios, redes de água potável, sistemas de resfriamento e caixas d’água.

O desenvolvimento de populações da bactéria pode ser evitado com a limpeza da caixa d’água realizada regularmente e com análise de água, por exemplo. Mas caso isto não ocorra, ambientes de circulação de água podem ser contaminados e tornam-se propensos a transmissão de doenças.

Sintomas da Legionella:

A bactéria ataca principalmente o sistema respiratório, causando infecções chamadas legioneloses. Essas infecções podem se manifestar de duas formas diferentes: febre pontiac e mal dos legionários.

A Febre Pontiac pode ser comparada a uma gripe forte, com dores de cabeça, dores musculares e febre. Já o Mal dos Legionários se encaixa como pneumonia extremamente agressiva, com febre, diarréia, além de dores de cabeça, calafrios e outros sintomas.

Entre o grupo de risco de maior chance de contágio de Legionella estão pessoas acima dos 40 anos, homens, pessoas com doenças ou problemas respiratórios, pessoas com o sistema imunológico comprometido e fumantes.

Caso haja a identificação de qualquer um dos sintomas, é recomendado que o paciente procure um médico para realizar os exames e confirmar o diagnóstico.

É necessário reforçar que esta bactéria não é transmitida através de ingestão de água contaminada, nem ao menos de pessoa para pessoa. Além disso, também é preciso informar que o tratamento consiste apenas na administração de antibióticos e, somente em casos graves, a internação do paciente é feita.

Ações Preventivas: limpeza de caixas d’água, análise de água e monitoramento

A forma mais eficaz de prevenir a proliferação deste tipo de bactéria é acabar com o desenvolvimento no seu estágio inicial: nos sistemas artificiais de água. As análises de água são essenciais para verificar se o local está livre de qualquer tipo de contaminação.

Já o serviço de limpeza de caixas d’água e reservatórios removem as formações de biofilmes, que podem albergar essas bactérias oportunistas. É importante também realizar regularmente as limpezas de chuveiros, ar condicionados, umidificadores e banheiras, para evitar a evolução da bactéria Legionella em qualquer lugar em que a água for passar.

A Microambiental realiza análise de água para garantir um ambiente livre do contágio da Legionella e outras possíveis ameaças à saúde. Além disso, também dispõe de serviços de limpeza de caixa d’água e reservatórios para completar a ação de prevenção contra a contaminação da água.