fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

Qual a importância da higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água no processo de auditoria?

A auditoria da qualidade é uma avaliação planejada e documentada de sistemas, processos, documentos e produtos. Por meio da auditoria, as empresas podem se prevenir de eventuais falhas de processos ou de fabricação. Para se obter certificações tais como ISO 9000, ISO 14001 ou ISO 17025, as empresas são submetidas a processos de auditoria.

Um dos quesitos importantes das auditorias é a realização da higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água dentro da periodicidade recomendada por lei

No artigo dessa semana vamos falar sobre: 

  • A importância das auditorias, sobre algumas leis e o que elas estabelecem sobre a higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água;
  •  A importância desse procedimento na qualidade de serviços e produtos.

O que é auditoria e qual a sua importância?

De maneira geral a auditoria é uma avaliação sistemática dos documentos e das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, com o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições estabelecidas. Por meio dela, verifica-se também se processos, regras, normas e leis estão sendo cumpridos pelas organizações.

Além disso, para uma instituição adquirir e permanecer com uma determinada certificação, ela precisa passar por uma auditoria que atesta, por escrito, que seus processos, sistemas de qualidade e produtos estão em conformidade com os requisitos.

Principais Certificações: 

ISO 14001:  

É uma norma que define os requisitos para colocar um sistema da gestão ambiental em vigor. Ela ajuda a melhorar o desempenho das empresas por meio da utilização eficiente dos recursos e da redução da quantidade de resíduos, ganhando vantagem competitiva e a confiança das partes interessadas. 

FSSC 22000:

Estabelece os requisitos para a produção de alimentos seguros, seu objetivo principal é a implantação de programas de monitoramento e melhorias na questão da segurança de alimentos.

Green Building Council Brasil (GBC Brasil): 

Incentiva as boas práticas na construção de edificações residenciais e comerciais. Dentre os objetivos da certificação está o aumento da saúde e bem-estar dos moradores e proteção de recursos hídricos. 

Joint Commission International (JCI): 

A organização credencia e certifica organizações e programas de saúde em todo o mundo. A acreditação e certificação da Joint Commission International é reconhecida como líder global em qualidade de cuidados de saúde e segurança do paciente.

ONA (Organização Nacional de Acreditação):  

Acreditação tem como objetivo, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para obter essa acreditação é necessário  cumprir padrões e requisitos previamente definidos, inclusive de qualidade e segurança.

→ IMPORTANTE: como podemos observar acima, as certificações visam a qualidade e segurança de produtos e dos seus consumidores. Para isso a qualidade da água é crucial, sendo muito importante fazer a manutenção dos sistemas de água com profissionais especializados em microbiologia e que utilizam biocidas menos tóxicos ao ambiente. 

Auditorias nos serviços de Higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água:

 Imagem demonstrando laudos e certificados que a Microambiental entrega aos clientes.
Imagem demonstrando laudos e certificados que a Microambiental entrega aos clientes.

Um dos quesitos que o processo de auditoria visa averiguar é o cumprimento de legislações. Dentre elas, está a obrigatoriedade da higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água com regularidade. Abaixo estão descritas algumas legislações e suas exigências:

Portaria Centro de Vigilância (CVS) nº 5/2013:

Dispõe sobre os requisitos para estabelecimentos comerciais de alimentos e para os serviços de alimentação de modo a garantir as condições sanitárias. A higienização do reservatório deve ser executada conforme métodos recomendados por instituições qualificadas, e realizada a cada seis meses, ou na ocorrência de acidentes que possam contaminar a água, tais como queda de animais, sujeira, enchentes, entre outros.

RDC Nº 63 de 25/11/2011 (ANVISA)

Dispõe sobre os requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de saúde. Descreve que os serviços de saúde devem garantir a qualidade da água necessária ao funcionamento de suas unidades e garantir a limpeza dos reservatórios de água a cada seis meses; 

RDC Nº 216 de 15/09/2004 (ANVISA): 

Dispõe sobre regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação. Descreve que os reservatórios de água devem atender aos requisitos de qualidade relacionados aos aspectos estruturais e de funcionalidade (livre de rachaduras, vazamentos, infiltrações, descascamentos dentre outros defeitos). O reservatório de água deve ser higienizado, em um intervalo máximo de seis meses, devendo ser mantidos registros da operação.

RDC Nº 11: 

Dispõe os padrões de qualidade de água para hemodiálise. Descreve que a qualidade da água potável deve ser monitorada e registrada, em amostras coletadas na entrada do reservatório de água potável e na entrada do subsistema de tratamento de água para hemodiálise. Além disso, a higienização do tanque que reserva água purificada deve ser realizada mensalmente. 

PCR Nº5: 

O anexo do documento estabelece o Controle e a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e seu Padrão de Potabilidade. Depois da entrada do cavalete é responsabilidade da empresa realizar controles e ações para manter os padrões de potabilidade da água nos pontos de consumo, como torneiras, bebedouros e chuveiros. Entre os controles e ações, podemos citar a higienização de reservatórios, análises de água e cloração.

Por isso, é muito importante que quando uma empresa passar por uma auditoria esteja com a higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água em dia e tenha o certificado de execução e o laudo estrutural em mãos.

Por que é importante limpar as caixas d’água e higienizar reservatórios?

Além dos quesitos legais, realizar a limpeza de caixas d’água e a higienização de reservatórios é essencial para a manutenção da qualidade da água utilizada em diversas atividades nas empresas, indústrias, hospitais e escolas tais como higiene do ambiente,  produção de alimentos e nas atividades de limpeza de dispositivos médicos.

Na imagem deste reservatório é possível ver as incrustações pelo seu aspecto escuro.
Imagem do mesmo reservatório, após ser higienizado com a tecnologia da Microambiental. O aspecto de limpeza completa é evidente.

Com o tempo, pode ocorrer a deposição de partículas e incrustações nas superfícies internas dos reservatórios. Caso não removidas periodicamente, esses particulados e incrustações podem alterar a qualidade da água do reservatório e favorecer o desenvolvimento de microrganismos potencialmente patogênicos, e consequentemente, de biofilmes.

Leia o artigo para saber mais sobre nossa tecnologia de higienização de reservatórios e limpeza de caixas d’água.

Remoção de biofilmes no processo de higienização de reservatórios e qualidade de serviços e produtos:

Os biofilmes são responsáveis por comprometer os padrões de qualidade da água de consumo, além de serem grandes responsáveis por interferir em importantes processos industriais, tais como: queda de rendimento dos trocadores de calor,  entupimento de membranas  e  filtros, biocorrosão e entupimento de tubulações.

Além disso, os microrganismos contidos nos biofilmes apresentam maior resistência ao cloro, exigindo concentrações muito elevadas que podem ocasionar cheiro e gosto desagradáveis na água, além de ser nocivo à saúde.

Imagem do mesmo reservatório, após ser higienizado com a tecnologia da Microambiental. O aspecto de limpeza completa é evidente.

Por isso, é importante procurar empresas que utilizem biocidas que, além de menos agressivos à saúde, combatam as incrustações inorgânicas metálicas, removendo assim a matriz polimérica extracelular (biofilme) de maneira eficaz.

A MICROAMBIENTAL POSSUI TECNOLOGIA EXCLUSIVA PARA REMOÇÃO DE BIOFILMES.

O serviço de limpeza de reservatórios e caixa d’água da Microambiental é reconhecidamente eficaz, pois utiliza produto e método exclusivos que removem com facilidade as incrustações inorgânicas metálicas e a matriz polimérica extracelular do biofilme. Esse procedimento dispensa o uso do hidrojateamento de alta pressão, esfregões, escovas e buchas, o que torna a operação mais rápida e garante a integridade do revestimento interno do reservatório.





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco