fbpx
Trabalhe Conosco
Imagem Destacada

Microambiental obtém novamente acreditação pelo Programa Elite do CDC para Legionella

As bactérias do gênero Legionella são encontradas amplamente em ambientes aquáticos como reservatórios, caixas d’água, piscinas, fontes decorativas, chuveiros, banheiras entre outros. Estes microrganismos requerem meios especiais para o seu crescimento, o que os torna difíceis de isolar.

O Programa de Avaliação de Técnicas de Isolamento Ambiental de Legionella (ELITE) foi criado como uma forma dos laboratórios testarem suas técnicas de isolamento de Legionella. Recentemente a Microambiental foi novamente certificado pelo Programa Elite para análise de Legionella do CDC, reforçando nosso compromisso com a qualidade e excelência na prestação de serviços de análise de água.

Qual é a importância da certificação Elite do Centro do Controle e Prevenção de Doenças (CDC)?

 Imagem adaptada do CDC ( Centers for Disease Control and Prevention), mostrando o método de cultura da bactéria Legionella. 

O Programa ELITE identifica laboratórios que são capazes de isolar (cultivar e identificar) Legionella de amostras de água usando um método de cultura. Desse modo, os laboratórios que apresentam o certificado de proficiência são qualificados para realizar o processamento de amostras de água para Legionella. 

Vale ressaltar que o programa tem abrangência mundial e é promovido pelo CDC (Center for Disease Control and Prevention) que é o órgão responsável pelo controle de doenças nos Estados Unidos.

Para ver a lista completa de membros credenciados da ELITE acesse: https://wwwn.cdc.gov/elite/public/memberlist.aspx

A NBR 16824:2020 e laboratórios certificados pelo programa ELITE do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC):

Laboratório especializado em análises de água da Microambiental.

A norma, ABNT NBR 16824:2020, trata de orientações gerais para a prevenção da doença dos legionários, associadas a sistemas de água prediais de edificações hospitalares, industriais, comerciais, de serviços, públicas e residenciais.

Uma das exigências da norma é que os laboratórios responsáveis por realizar a análises de Legionella na água precisam apresentar a certificação ABNT NBR ISO 17025 e devem ser membros do programa ELITE, junto ao Centro de Prevenção e Controle de Doença dos EUA.  

Que outras certificações uma empresa deve apresentar para realizar análises de água?

Além da certificação ELITE para realizar análises de Legionella na água, é importante a empresa apresentar um programa de qualidade de acordo com a NBR ISO/IEC 17025 e ser habilitado pelo REBLAS. Também é importante que a empresa siga os procedimentos de análise de acordo com o Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, publicado pelo AWWA.

A MICROAMBIENTAL POSSUI SERVIÇOS DE ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS DE ÁGUA QUE ATENDEM SUAS NECESSIDADES

Para garantir a qualidade e a confiabilidade de seus laudos, a Microambiental investe em tecnologia e inovação tendo acreditação na NBR ISO/IEC 17025 e habilitada pelo REBLAS. Além disso, nossos laudos são disponibilizados no portal online, com fotos do local de coleta e observações de campo que auxiliam nos diagnósticos de não conformidades. Os dados são sincronizados automaticamente, sendo carregados na nuvem, garantindo maior controle e informações mais precisas. 





POSTS RELACIONADOS

Precisa de ajuda? Converse Conosco