Limpeza de caixa de agua - agua de reusoExiste atualmente uma grande preocupação com a disponibilidade de Água Potável para consumo da população. O uso descontrolado de água e a falta de cuidado com nossos mananciais contribuem para a escassez desse recurso.

O reuso de água surgiu como alternativa sustentável, além de proporcionar economias relevantes. As atividades que normalmente utilizam água de reuso são lavagem de veículos, irrigação, lavagem de áreas comuns, água para combate a incêndio, refrigeração de equipamentos, entre outras.

Sabe-se que a qualidade da água de reuso é inferior à potável e, por isso, não pode ser utilizada para consumo humano, aqui definido como ingestão, higiene pessoal ou preparo de alimentos.

A baixa qualidade ocorre principalmente pela grande quantidade de matéria orgânica e, consequentemente, está mais suscetível ao desenvolvimento microbiano. Por isso, é muito importante que se realize a Limpeza de Caixa d’ Água de Reuso com regularidade. Ao contrário das legislações para Água Potável, no caso da água de reuso não existe a obrigatoriedade semestral. Entretanto, é importante que os estabelecimentos façam a Limpeza de Caixas d’ Água de Reuso pelo menos 1 vez por ano. A Limpeza de Caixa d’ Água remove os sedimentos depositados no fundo e assim se reduz a quantidade de alimentos disponíveis para os micro-organismos.

Além disso, é importante que os estabelecimentos realizem com regularidade Análise de Água de Reuso para averiguar sua qualidade. A Análise de Água pode identificar a presença de micro-organismos patogênicos. É importante que se realize a Cloração da água por meio de bombas dosadoras, garantindo residuais de Cloro Livre, que combatem as bactérias patogênicas.