caixa-dagua-amiantoO amianto é um mineral resistente ao fogo e a processos de corrosão, além de apresentar baixo custo de produção. Por isso, é um material utilizado largamente na indústria de materiais de construção, sendo encontrado em telhas, Caixas d’ Água, pisos, componentes de freios, entre outros.

No Brasil, apesar de ainda não existir uma legislação clara sobre a utilização de amianto, diversos estados, entre eles São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, proibiram sua comercialização incluindo o tipo crisotila, por entenderem que as fibras do material são nocivas à saúde e estarem relacionadas à ocorrência de diversas doenças pulmonares.

Acredita-se que as fibras de amianto são responsáveis pelo aumento de risco de câncer de pulmão e de outras doenças crônicas. A contaminação ocorre principalmente a indivíduos que inalam por períodos longos à poeira do minério.

Consumir água de uma Caixa d´Água de Amianto não necessariamente provocará uma contaminação, porém eventuais rachaduras e processos abrasivos nas paredes da Caixa d’ Água podem lançar na água as fibras de amianto e prejudicar a saúde do consumidor.

Pensando nisso, na Limpeza de Caixa d’ Água as superfícies não poderão ser esfregadas, visto que os métodos abrasivos contribuem para o desprendimento das fibras e, por isso, a Limpeza de Caixa d’ Água torna-se mais superficial, não removendo os biofilmes e, assim, contribuindo para o aumento dos riscos de contaminações microbiológicas.

Por isso, recomendamos que as Caixas d’ Água de Amianto sejam trocadas pelas opções de Polietileno ou de Fibra. Esses materiais, além de não conferirem riscos a alteração da qualidade da água, são mais práticos para os processos de Limpeza de Caixa d’ Água.

Realize sempre Análise de Água para monitorar a qualidade nas instalações.