Cuidar da qualidade da água é imprescindível para quem está em tratamento de hemodiálise e contar com uma terapia livre de contaminantes é essencial para uma boa filtração do sangue. Por isso, realizar a análise de água para hemodiálise assegura a boa qualidade do tratamento, garantindo menor risco para os usuários de serviços de diálise.

A hemodiálise é um processo de filtração do sangue através de uma máquina, chamado de dialisador,que retira do sangue as substâncias que podem prejudicar o organismo. Pessoas com insuficiência renal contam com este tratamento para fazer a purificação de forma externa, assim como um rim humano funcionando normalmente.

Durante o tratamento, o paciente é submetido a sessões por volta de 4 horas, chegando a ter contato com cerca de 120 a 200 litros de solução de diálise. É de suma importância que todos os possíveis contaminantes sejam eliminados ou bloqueados e isto só pode ser determinado pela análise de água para hemodiálise.

Para inibir ainda mais qualquer tipo de contágio, recomenda-se que os reservatórios de água purificada sejam compostos de material atóxico, não ter cantos e ter fundo cônico, o que facilita seu esvaziamento total. Tubulações seguem este mesmo padrão de material, além de um sistema de recirculação da água purificada. Os processos da limpeza dos reservatórios e de análise da pureza da água devem ser feitos mensalmente em ambientes hospitalares, garantindo a qualidade da água para todos os pacientes.

Caso esse tratamento da água não seja efetuado, os riscos de efeitos colaterais, provocados por contaminantes microbiológicos e físico-químicos, podem afetar os pacientes da hemodiálise. Manifestações de febre, calafrios, mal-estar, náuseas podem ser decorrentes de contaminantes encontrados.

Averiguar a qualidade da água utilizada para o processo de diálise, através de análises periódicas, orienta mais detalhadamente quais as formas de tornar este fluido o mais puro possível, agindo de acordo com os elementos contaminantes encontrados e buscando o melhor tratamento para a água. Com uma entrega de qualidade e de pureza máxima, a saúde e o bem-estar dos pacientes é garantido.

A Microambiental oferece o serviço de análise de água para hemodiálise que controla a qualidade de água purificada para a esses processos. Apresenta laboratório certificado especializado em Análises de Água, com diferentes segmentos de atuação. Além disso, também possui o serviço de limpeza de caixas d’água e reservatórios, que complementam para uma boa qualidade de água utilizada.