A Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS) é constituída por laboratórios analíticos, públicos ou privados, habilitados pela ANVISA, capazes de oferecer serviços de interesse sanitário com qualidade, confiabilidade, segurança e rastreabilidade.

A ANVISA é responsável pela coordenação do REBLAS. Entre outras atividades, o órgão realiza o monitoramento dos laboratórios integrantes da REBLAS, podendo realizar inspeções para a verificação do cumprimento da legislação sanitária.

Para solicitar a habilitação, o laboratório deve ser licenciado pelo órgão de Vigilância Sanitária competente e acreditado ou reconhecido, conforme o caso, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

Para a habilitação, considera-se a acreditação segundo as normas vigentes ABNT NBR ISO/IEC 17025, ABNT NBR ISO/IEC 17043 ou o reconhecimento segundo os Princípios das Boas Práticas de Laboratórios (BPL) e seus documentos complementares da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ou outras normas aplicáveis à acreditação ou reconhecimento de laboratórios.

Depois da Acreditação do Escopo de Extensão pelo INMETRO em Abril de 2018, a Microambiental também conquistou em Maio de 2018 a extensão de seu Escopo de Habilitação pelo REBLAS (ANVISA), incluindo análises como Endotoxinas, Coliformes Totais e Contagem de Bactérias Heterotróficas em Água para Hemodiálise e análises de Carbono Orgânico Total em Água para Consumo.

Clique aqui para conferência do escopo